Golfinhos surpreendem ao cuidar de filhote raro e estranho no Camboja

19/06/2024 às 08:002 min de leituraAtualizado em 19/06/2024 às 08:00

No Camboja, um raro e ameaçado filhote de golfinho-do-irrawaddy (Orcaella brevirostris) foi avistado nadando com golfinhos de uma espécie completamente diferente, deixando os cientistas intrigados. Esse encontro inusitado aconteceu na costa de Preaek Tnaot, onde pesquisadores da Conservação Marinha do Camboja (MCC, na sigla em inglês) estavam conduzindo suas pesquisas.

O filhote de golfinho, que exibe um cinza-escuro característico e um rosto achatado, se destacou em meio aos rosados golfinhos-corcundas-indopacíficos, que possuem narizes longos. A interação entre essas duas espécies é rara e geralmente ocorre apenas quando estão se alimentando na mesma área.

A descoberta foi anunciada pela equipe do MCC em uma postagem via rede social, onde destacaram a estranheza da situação. Becky Chambers, cientista-chefe do Projeto Cambojano de Conservação de Mamíferos Marinhos do MCC, disse que a equipe ficou perplexa com o fato.

Embora a presença do filhote fosse motivo de celebração, a razão por trás dessa interação permanecia um mistério. Tanto os golfinhos-do-irrawaddy quanto os golfinhos-corcundas-indopacíficos são espécies altamente ameaçadas, e esse tipo de interação não poderia ser imediatamente classificado como positivo ou negativo.

Risco de extinção

Golfinhos de espécies diferentes foram flagrados no Camboja. (Fonte: Becky Chambers, MCC/ Divulgação)
Golfinhos de espécies diferentes foram flagrados juntos no Camboja. (Fonte: Becky Chambers, MCC / Divulgação)

Os golfinhos-do-irrawaddy, conhecidos por seu comportamento curioso de cuspir água e ajudar pescadores, estão enfrentando sério risco de extinção. Eles frequentemente ficam presos em redes de pesca, e sua população está gravemente fragmentada.

Embora não haja uma contagem exata de quantos ainda restam na natureza, a situação é alarmante, conforme a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

O avistamento inicial do filhote ocorreu em 12 de março, quando Chambers e sua equipe estavam realizando pesquisas no sul do Camboja. A presença de um recém-nascido foi um evento significativo, pois indica a possibilidade de reprodução dentro da espécie, um sinal positivo em meio a tantas notícias preocupantes.

Apesar de ser conhecido que os golfinhos-do-irrawaddy podem hibridizar com os golfinhos-corcundas-indopacíficos, o filhote avistado tinha todas as características de um golfinho-do-irrawaddy puro, sugerindo que ele nasceu de dois pais da mesma espécie.

Aloparentalidade

Os golfinhos-do-irrawaddy são bem espertos. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Os golfinhos-do-irrawaddy também estão ameaçados de extincão. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

A aloparentalidade, que é o cuidado de filhotes que não são descendentes diretos, é uma prática documentada em ambas as espécies de golfinhos. Em casos raros, esse comportamento pode se estender a outras espécies.

No entanto, os cientistas ainda não sabem se os golfinhos-corcundas-indopacíficos estavam tentando ajudar ou prejudicar o filhote do irrawaddy. Existe também a possibilidade de que a interação fosse um ato de agressão, possivelmente motivado por competição por recursos.

Em 23 de abril, a equipe de Chambers avistou novamente um golfinho-corcunda-indopacífico nadando até um grupo de golfinhos-do-irrawaddy, entre os quais estava um filhote. Apesar da falta de uma câmera adequada para captar imagens e confirmar a identidade do filhote, o cientista acredita que era o mesmo indivíduo avistado anteriormente, o que é um bom sinal de sobrevivência.

A relação incomum entre esses golfinhos continua a intrigar os pesquisadores, que planejam monitorar a área para entender melhor seu comportamento. Ambas as espécies vivem em pequenos grupos costeiros e têm dietas variadas. Esse raro encontro ressalta a complexidade dos ecossistemas marinhos e a necessidade de conservação.