Ciência
23/08/2017 às 03:00•2 min de leitura
A primeira vez que a palavra “virgem” apareceu foi no século 9, uma época em que o termo era única e exclusivamente aplicado às mulheres.
(Autoria: Sandro Botticelli)
A pérola foi, durante séculos, um símbolo que representava o recato e a pureza da mulher.
(Reprodução/List 25)
Segundo inúmeras tradições ao redor do mundo, apenas donzelas puras poderiam domar estas criaturas.
(Autoria: Domenico Zampieri)
Não podíamos deixar de citar as flores, em especial os lírios brancos: com suas pétalas alvas e os estames dourados, eles seriam uma espécie de lembrete visual do ato da penetração.
(Reprodução/List 25)
Os astecas acreditavam que o abacate era um alimento tão sexualmente poderoso que as mulheres virgens foram proibidas de comê-lo.
(Reprodução/Imgur)
Na média global, as pessoas perdem a virgindade aos 17,3 anos de idade, mas esses índices variam em cada país: na Islândia, por exemplo, a média é aos 15,6, enquanto na Índia é de 19,8.
(Reprodução/Soumennath)
Por muito tempo, era praxe a família da noiva expor os lençóis manchados de sangue após a noite de núpcias para comprovar que ela se manteve casta até o casamento; caso não houvesse essa “prova do rompimento” de seu hímen, além de malvista perante a sua família e a sociedade, a mulher poderia sofrer sérias consequências.
(Reprodução/Mirun)
Em algumas regiões da África, mulheres solteiras que já mantiveram relações sexuais — mesmo tendo sido vítimas de estupro —, além de excluídas das suas sociedades, podem ser inclusive mortas.
(Reprodução/UN)
A himenoplastia é uma operação que, grosso modo, permite à mulher “voltar a ser virgem”, visto que consiste na reconstrução do hímen; nos últimos anos, este foi um dos procedimentos mais procurados em clínicas estéticas nos Estados Unidos.
(Reprodução/List 25)
Os cintos de castidade surgiram na Idade Média em uma tentativa de impedir que as mulheres mantivessem relações sexuais ou tentassem se masturbar; registros indicam que eles eram usados ainda nas primeiras décadas do século passado.
(Reprodução/Live Master)
*Publicado em 04/07/2016