Gastar demais pode ter fundamento genético

14/06/2012 às 07:392 min de leitura

Fonte: Thinkstock

Acontece com muita gente: num mês a fatura do cartão do crédito cai como uma bomba no orçamento e no outro a pessoa tenta se controlar, mas não resiste às tentações que as lojas têm a oferecer e começa tudo de novo, fazendo a dívida virar uma bola de neve. Já aconteceu com você? Pois a culpa desses gastos incontroláveis pode estar em uma mutação genética.

Ao tentar compreender por que algumas pessoas têm dificuldade em viver dentro de suas possibilidades, tendemos a culpar fatores como altas taxas de juros e gastos irresponsáveis. Porém, um estudo feito em 2010 pela Universidade da Califórnia, e divulgado no periódico Scientific American, descobriu que o culpado também pode ser um gene ligado à propensão de fazermos dívidas. Sim, isso existe.

Pesquisas anteriores mostraram que a genética desempenha um papel em como lidamos com o dinheiro. Mas este último estudo foi a primeiro a mostrar que um determinado gene afeta o comportamento financeiro fora do laboratório. Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, e da Escola de Economia de Londres, analisaram dados genéticos e questionários de mais de 2 mil jovens entre 18 e 26 anos como parte do Estudo Nacional de Saúde do Adolescente.

Em particular, eles buscaram quais desses jovens adultos disseram que tinham uma dívida de cartão de crédito e investigaram qual a versão do gene MAOA que eles tinham. O resultado mostrou que as pessoas com deficiência desse gene têm até 16% mais risco de ficar devendo no cartão de crédito.

A Monoamina oxidase A (MAOA) é uma enzima que degrada os neurotransmissores (substâncias químicas de sinalização) no cérebro. Estudos anteriores têm ligado as versões de baixa eficiência do gene MAOA à impulsividade.

Entretanto, Jan-Emmanuel de Neve, um dos autores do estudo, afirmou que não é possível prever se uma pessoa com essa “baixa” no gene MAOA pode obrigatoriamente ser uma devedora, pois outros fatores genéticos e ambientais também influenciam. Portanto, tenha você ou não a mutação no gene, é bom cuidar das finanças e nunca se afogar em dívidas no cartão de crédito, que possui as taxas mais altas do mercado financeiro.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: