Ciência
18/06/2019 às 09:00•4 min de leitura
Giphy
Isso acontece porque a maioria dos nossos músculos ficam inativos durante o sono e, por consequência, gastamos menos calorias, o que faz com que a temperatura do corpo diminua – por isso é comum ficarmos com mais frio à noite. Outra curiosidade bacana: nosso corpo atinge a temperatura mais baixa às 2h30.
Giphy
Funciona assim: nos primeiros níveis de sono, os olhos giram e depois, quando o sono é profundo, eles se comprimem. Tudo isso sem que o dorminhoco em questão perceba.
Giphy
A chamada mioclonia noturna faz com que a pessoa tenha movimentos involuntários de braços e pernas – às vezes esses movimentos são tão intensos que o sono chega a ser interrompido.
Giphy
A superfície da nossa pele é coberta de células mortas que vão caindo ao longo do dia. À noite, enquanto dormimos, a velocidade da taxa metabólica da pele fica mais acelerada, fazendo com que mais células sejam produzidas e com que a quebra de proteínas diminua – como as proteínas são fundamentais para que os danos na pele sejam reparados, dormir bem significa acordar com uma pele melhor.
Giphy
Somos bombardeados com as mais diversas informações durante o dia, e à noite tudo isso é filtrado pelo nosso cérebro – até mesmo porque não seria saudável se lembrar de cada detalhe do que chega à nossa mente ao longo da vida.
Giphy
Diferente dos músculos que são paralisados durante a noite, a musculatura do pescoço continua ativa, para que possamos respirar normalmente. A diferença é que a musculatura ao redor da garganta fica mais estreita mesmo, o que pode ter um lado negativo: o ronco.
Giphy
O sono de ondas lentas tem uma função bem importante: a de liberar hormônios do crescimento, que são fundamentais para a reprodução celular e também para a regeneração celular. Quando dormimos, liberamos também a prolactina, que tem como função regular nosso sistema imunológico.
Giphy
A falta de sono prejudica o funcionamento do sistema fisiológico feito para nos defender de infecções – só para você ter ideia, pessoas que tomam a vacina contra a gripe e não dormem o suficiente na noite seguinte chegam a não criar os anticorpos necessários para a proteção contra o vírus.
Giphy
Repare que estamos falando de peso corporal, não de gordura – são coisas diferentes. É que durante o sono nosso corpo perde água através da transpiração e da respiração. Se você está tentando emagrecer, saiba que dormir bem é fundamental para ter sucesso na dieta, por causa da produção hormonal sobre a qual falamos mais cedo.
Giphy
Por mais bizarro que pareça, as pessoas podem acordar alguns centímetros mais altas do que estavam quando foram dormir. Isso acontece porque sua coluna se expande por não precisar aguentar a pressão do peso do seu corpo quando ele está em pé.
Giphy
Devido à baixa movimentação muscular e ao fato de o corpo estar em total repouso, a pressão sanguínea diminui consideravelmente durante o sono.
Giphy
Tanto homens quanto mulheres podem ficar sexualmente excitados durante o sono, afinal o cérebro requer mais oxigênio enquanto dormimos – isso aumenta a circulação sanguínea em todo o corpo, inclusive na região genital. Aí já viu...
Giphy
De repente, você está em Paris fugindo de uma lhama azul que, na verdade, era o Michael Phelps, seu tio. Vocês começam a jogar xadrez e o cenário rapidamente se transforma naquele parquinho onde você brincava quando criança. Sua mãe pula de uma janela com um bolo de couve-flor em cima da cabeça, e no mesmo instante começa a chover chocolate derretido. Todos riem, menos a sua prima, que está lendo embaixo de um cogumelo gigante.
Ainda não se sabe ao certo por que nosso cérebro cria essas histórias surrealistas e dadaístas enquanto dormimos, apesar de todo o esforço da Psicanálise. O fato é que uma pessoa tem até cinco sonhos durante a noite – os sonhos geralmente ocorrem logo depois de dormirmos, quando o cérebro está mais ativo. Não existe quem não sonhe – a maioria das pessoas apenas não se lembra mesmo do que sonhou.
Giphy
O cérebro humano, totalmente complexo e inteligente, é capaz de processar informações e se preparar para tomar decisões, mesmo enquanto a pessoa está dormindo. A coisa é tão incrível e poderosa que o cérebro é capaz até mesmo de fazer conexões importantes e novas descobertas durante o sono.
Giphy
Não é muito agradável descobrir isso, mas enquanto você dorme o seu esfíncter fica mais relaxado e, obviamente, os gases saem com mais facilidade do seu intestino. Para compensar, nosso senso de odor fica menor durante o sono, então nem sentimos o cheiro da coisa toda. Menos pior.
Giphy
Enquanto estamos inconscientes e de olhinhos fechados, nosso corpo aproveita para se livrar de algumas toxinas e, dessa forma, dar uma boa rejuvenescida – é por isso que acordamos com uma cara boa depois de dormir bem. Agora se o sono não é de qualidade, esse processo não é efetivo, o que explica aquela aparência não muito agradável que sucede uma noite de insônia.
Giphy
É normal acordar diversas vezes durante o sono, mas esses momentos são tão curtinhos que a gente acaba nem percebendo – eles geralmente acontecem durante a troca de níveis de sono.
Giphy
A assustadora Síndrome da Cabeça Explosiva é exatamente o que parece: a pessoa acorda achando que ouviu uma grande explosão – algo como o barulho de uma bomba explodindo ou de um revólver sendo disparado – ou tem a sensação de estar próxima a uma explosão quando está pegando no sono ou acordando.
Giphy
Isso acontece porque nosso corpo fica totalmente relaxado e paralisado durante o sono, então os nervos não recebem os sinais de dor com a mesma facilidade que recebem quando estamos acordados – é por esse mesmo motivo que não escutamos, enxergamos, sentimos cheiros e temos uma boa percepção tátil também.
*Publicado em 7/9/2016