Artes/cultura
15/08/2013 às 05:48•2 min de leitura
Quão bem você escuta as coisas que estão ao seu redor? Será que aquelas músicas todas, que você ouve no volume máximo, já prejudicaram a sua audição? A nossa estrutura auricular é formada por formas supercomplexas e sensíveis, que podem ser danificadas por vários motivos que incluem desde fatores genéticos a influências do ambiente externo. Será que vai está tudo bem com a sua audição?
A galera do AsapSCIENCE publicou um vídeo que vai fazer com que você consiga fazer uma breve autoavaliação auditiva e classificar a idade do seu ouvido. A qualidade do som que você vai ouvir depende das condições de pequenos cílios presentes no interior do seu ouvido – e que são responsáveis pela vibração causada pelas ondas sonoras que rodeiam você. O vídeo não está legendado, mas nós vamos explicar tudo para você.
Primeiro, configure a qualidade das imagens – no canto inferior direito da tela – para 1.080p; depois, perceba que você vai ouvir alguns chiados que indicam a frequência que seu ouvido consegue alcançar. Vale lembrar que é importante estar em um ambiente bacana para fazer o teste.
Confira os indicadores mostrados no vídeo:
Se você conseguiu ouvir todas as frequências, você provavelmente tem menos de 20 anos de idade, mas não comemore, pois isso não vai durar para sempre, já que, ao contrário das células da pele ou do fígado, as do ouvido não se regeneram. Aquelas células em forma de cílios vão trabalhar muito durante a sua vida inteira e, conforme a idade vai chegando, elas vão perdendo a força e morrendo. É por isso que pessoas mais velhas às vezes têm dificuldades de audição. E aí, você e seu ouvido têm a mesma idade?