Ciência
28/05/2020 às 06:38•2 min de leitura
Há tempos que o hambúrguer deixou de ser um prato de fast food para ganhar espaço nos restaurantes do mundo todo como opções gourmet, mas a verdade é esta: é difícil não se apaixonar por um hambúrguer suculento, seja ele de carne ou vegetariano.
Pelo título do texto, você já deve saber que hoje, 28 de maio, é o Dia Internacional do Hambúrguer, mas você conhece a história da guloseima? Embora as origens do hambúrguer sejam incertas, uma das possibilidades mais conhecidas é a de que ele tenha sido criado em Hamburgo, na Alemanha, como um simples bolinho de carne moída temperada e frita, provavelmente no século XIX.
A receita teria sido trazida de países bálticos, onde a carne temperada era consumida crua. No entanto, o prato da forma como conhecemos só passou a ser preparado no começo do século XX, com o acréscimo do pão e outros ingredientes.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Quem leva o crédito pela ideia de criar um “sanduíche de hambúrguer” são os americanos: enquanto os bolinhos de carne frita já eram consumidos por todo o mundo, foi nos Estados Unidos que alguém teve a brilhante ideia de colocar tudo dentro de um pão, juntamente com queijo, alface, tomate, cebola, picles e outros condimentos. A receita se popularizou com as necessidades de alimentação rápida da era industrial e, com isso, tornou-se sinônimo de fast food.
(Fonte: Guinness World Records)
(Fonte: Wikimedia Commons)
(Fonte: CNBC)
(Fonte: WorldAtlas)