Ciência
25/05/2017 às 02:00•2 min de leitura
A lua Titã, de Saturno, tem 13 montanhas com nomes que fazem referência à obra de J.R.R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” e “Silmarillion”. Entre elas, é possível achar a Montanha da Perdição, Erebor e as Montanhas Sombrias, além de personagens como Arwen, Bilbo, Faramir e Gandalf.
Montanha da Perdição, em Titã
Uma votação pública nomeou uma nova espécie de vespa, descoberta na Tailândia: Ampulex dementor. Ela faz menção aos dementadores, que são personagens assustadores da saga “Harry Potter”, escrita por J.K. Rowling. A homenagem aconteceu porque a vespa transforma baratas em suas incubadoras, como se fossem zumbis.
Vespa dementadora
Na Papua Nova-Guiné, cientistas descobriram um besouro que foi chamado de Trigonopterus chewbacca. O homenageado desta vez foi o peludão Chewbacca, de “Star Wars”. O nome foi por causa de suas densas escamas na cabeça e nas patas, que lembram a pelagem do companheiro de Han Solo.
Besouro Chewbacca
E para provar que também temos geeks aqui no Brasil, uma cientista nomeou um novo aracnídeo como Landumoema smeagol. Assim como o Sméagol, de “O Senhor dos Anéis”, a nova espécie de opilião foi encontrada no fundo de uma caverna. No caso desse “primo” da aranha, o achado foi na cidade de Monjolos (MG) – e não nas Montanhas Sombrias da Terra-média.
Opilião Sméagol
Também no Brasil, temos a abelha Euglossa bazinga, que faz referência ao bordão do personagem Sheldon na série ultranerd “The Big Bang Theory”. O nome foi dado depois de os cientistas pensarem que a descoberta era, na verdade, uma abelha já conhecida. Porém, ao notarem as diferenças, acharam legal colocar um nome geek que lembrasse uma pegadinha.
Abelha Bazinga
Mais um animal nerd brasileiro: Otocinclus batmani. E ele nem é uma espécie de morcego! Na verdade, apesar de ter o nome em homenagem ao Cavaleiro das Trevas, este é um tipo de peixe encontrado na Amazônia. O nome surgiu por causa da mancha na nadadeira caudal dessa espécie, que tem semelhança com o símbolo do Batman.
Peixe Batman
Os cabelos loiros da Daenerys Targaryen, de “Game of Thrones”, serviram de inspiração para uma nova espécie de lesma marinha descoberta no Ceará. A Tritonia khaleesi possui listras brancas que se assemelham às tranças da mãe dos dragões.
Lesma Khaleesi
O caracol Halystina umberlee vive no fundo dos mares e recebeu esse nome por conta da deusa fictícia Umberlee, do RPG Dungeons & Dragons. Como ela vive no fundo do oceano, nada mais propício do que emprestar seu nome ao caracol.
Caracol Umberlee
Mas nem só de animais vivos esta lista é feita: o Dracorex hogwartsia é um dinossauro que viveu no período Cretáceo, na América do Norte, e recebeu seu nome em homenagem à escola de magia onde se passam os eventos de “Harry Potter”.
Dracorex
O escritor H. P. Lovercraft criou a entidade cósmica Cthulhu em 1928, com uma aparência que mistura homem, polvo e dragão! Na natureza, ela serviu de inspiração para nomear a aranha Pimoa cthulhu.
Aranha Cthulhu
Terminaremos a lista novamente no espaço, mas desta vez na lua Caronte, de Plutão. Por lá, “Star Wars” e “Star Trek” convivem pacificamente, já que personagens das duas sagas nomearam as crateras Vader, Luke Skywalker, Princesa Leia, Spock, Kirk e Uhura!
Festival de referência nerds em Caronte: "Alien", "Alice no País das Maravilhas", "Star Wars", "Star Trek", Stanley Kubrick e muito mais
***
*Publicado em 25/05/2016
O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.