Artes/cultura
19/04/2018 às 09:30•2 min de leitura
Nós aqui do Mega Curioso já falamos a respeito de um bocado de divindades e personagens mitológicos de diversas culturas, como a egípcia e a hindu. Entretanto, nunca postamos nenhuma matéria sobre os deuses da mitologia indígena brasileira! Então, para remediar esse nosso pequeno deslize — e enriquecer o panteão de deidades do Mega —, decidimos reunir algumas das figuras mais conhecidas dos índios do nosso país. Confira:
Portal dos Mitos
Da cultura tupi-guarani, Tupã é considerado o senhor do relâmpago, do raio e do trovão. Ele também é o criador da terra, dos mares, dos céus e dos mundos animal e vegetal, o que, em outras palavras, significa que Tupã é o deus supremo desse grupo indígena. Foi ele quem transmitiu aos pajés o conhecimento sobre o uso medicinal das plantas e dos rituais de cura e quem ensinou aos homens como cultivar a terra, caçar e fazer artesanato.
Halboor
Também da cultura tupi-guarani, Guaraci, o deus Sol, é filho de Tupã. Ele ajudou o pai a criar todos os seres vivos e é seu guardião durante o dia. Casado com sua irmã, Jaci, Guaraci passa a ela a responsabilidade de cuidar de todas as criaturas ao longo da noite.
Portal dos Mitos
Como você já deve ter imaginado, Jaci — filha de Tupã e esposa de Guaraci — é a deusa Lua dos tupis-guaranis e guardiã da noite. Ela também é a divindade dos enamorados e da concepção, e é para ela que as índias pedem por proteção e pelo pronto regresso dos maridos que saíram para a caça.
Brasil Fantástico
Deus das trevas e do submundo, Anhangá é uma entidade capaz de adotar a forma de diversos animais da floresta e é inimigo de Tupã. Marido de Ticê, sua aparição é vista pelos tupis-guaranis como sinal de desgraça e má sorte.
Brasil Fantástico
Divindade dos índios araras, da bacia do Xingu, Akuanduba representa a harmonia divina para esse povo e é responsável por manter a ordem no mundo através do toque de sua flauta. Aliás, é melhor não tirar esse deus do sério! Segundo a lenda, por causa da desobediência do homem, um belo dia Akuanduba resolveu lanças todos à água — e os poucos que resistiram tiveram que começar do nada para dar sequência à vida.
Da cultura ianomâmi, Yorixiriamori é um deus que encantava as mulheres com seu canto e, por conta disso, acabou despertando o ciúme nos homens. Então, os ianomâmis tentaram matar a divindade, mas ele conseguiu fugir para o céu na forma de uma ave.
Para os índios dessanas, que ocupam uma região do alto do Rio Negro na fronteira com a Colômbia, Yebá Bëló é a deusa responsável pela criação da humanidade e de todo o Universo. Ela também é conhecida como a “mulher que apareceu do nada” e teria criado homens e mulheres a partir de folhas de coca que ela mascava.
E aí, caro leitor, você já conhecia todas as divindades da cultura indígena brasileira que mencionamos nesta matéria? Você curte o tema de deuses e figuras da mitologia? Conte para a gente nos comentários!
*Publicado em 30/06/2016