Artes/cultura
24/09/2018 às 08:00•2 min de leitura
1 – Antes de Copérnico e Galileu apresentarem suas teorias, o consenso era o de que a Terra era o centro do Universo — e era por conta disso que os objetos que caíam eram atraídos em direção ao solo.
(Giphy 1)
2 – Sabia que na ausência de gravidade, as chamas das velas, em vez de amareladas e alongadas, se tornar arredondadas e azuis?
3 – E você sabia que os corações dos astronautas que passam longas temporadas no espaço — em ambientes de microgravidade — se tornam mais esféricos e perdem massa muscular?
(Giphy 2)
4 – Com relação ao termo que mencionamos no item anterior, “microgravidade”, a verdade é que a “gravidade zero” não existe — uma vez que todo e qualquer corpo se encontra sob a influência gravitacional de outro — e, no caso dos astronautas da Estação Espacial Internacional, eles se encontram em um constante estado de queda livre e, por isso, parecem estar flutuando.
5 – Aliás, retomando a questão de a Terra (não) ser o centro do Universo, foi Isaac Newton quem explicou as órbitas dos planetas ao redor do Sol, em meados do século 17, e foi ele também que propôs a ideia de que toda partícula atrai outra com uma força diretamente proporcional ao produto de sua massa e inversamente proporcional ao quadrado da distância que existe entre elas — lembra disso?
(Giphy 3)
6 – No dia 1º de abril de 1976, a galera zoeira da BBC divulgou a informação de que um alinhamento raríssimo no Sistema Solar provocaria uma redução substancial temporária na gravidade terrestre. A maioria dos ouvintes se ligou que a história não passava de brincadeira, mas teve muita gente que acreditou na notícia e as linhas da emissora quase não deram conta de receber todas as chamadas de pessoas que afirmavam sentir os efeitos da falta de gravidade!
7 – Na década de 60, cientistas descobriram que em algumas partes do Canadá — mais precisamente, em determinadas áreas da Baía de Hudson, no nordeste do país — a força gravitacional é menos intensa, e ninguém sabe exatamente o que causa esse curioso fenômeno.
(Giphy 4)
8 – Mas a Baía de Hudson não é a única região do planeta na qual foram identificadas variações gravitacionais: o degelo na Antártida também provocou uma pequena diminuição na gravidade por lá.
9 – Em Titã, uma das luas de Saturno, a atmosfera é tão densa e a gravidade é tão baixa que um humano seria capaz de voar como um pássaro se tivesse asas falsas presas em seus braços.
(Giphy 5)
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!