Esportes
16/12/2019 às 13:00•2 min de leitura
Algumas matérias acabam distante da realidade dos alunos, afinal, é uma tarefa difícil se colocar no lugar de quem viveu anos atrás. É exatamente trazer algo teórico para a prática o objetivo de muitos projetos educativos, como o Mistério nas Minas, do Grupo Interpretar & Aprender. A proposta deles é ensinar, por meio do Role Playing Game (RPG), sobre como era a época do “ciclo de ouro”, no Brasil do séc. XVIII.
O grupo foi formado em 2011 por Paulo Gallina, Thiago Azevedo e Daniel Aidar, desde então oferecem aulas, palestras e treinamentos sobre como utilizar o jogo em sala de aula. A ferramenta escolhida foi o RPG pelas características que ele traz para a aula, como cooperação, sociabilidade, criatividade, interatividade e interdisciplinaridade. O Mistério nas Minas é o resultado de toda a experiência reunida em 8 anos de trabalho.
É um jogo inteiramente narrativo. Todos os jogadores interpretam personagens que se encaixam na história contada por um membro do grupo: o mestre. Mesmo com a condução de uma pessoa, só é possível desenvolver a narração se todos fizerem parte, pois cada um decide suas ações.
A ideia é usar o RPG no aprendizado dos alunos, já que pode ter os conteúdos escolares nas histórias contadas. Como quem aprende fica no centro de uma situação, ele precisa da união de vários conhecimentos para chegar em uma resposta.
A campanha — que é uma história mais longa, com duração maior — foi criada pelo Grupo Interpretar & Aprender, em uma versão pronta para a sala de aula. Ela também tem um sistema novo para criação dos personagens, com a jogabilidade igual a dos RPGs clássicos.
O livro será disponibilizado de modo virtual e gratuitamente, assim que atingir o valor solicitado na campanha do Catarse aqui. O financiamento coletivo ficará aberto até o dia 09 de fevereiro de 2020, às 23h59m59s.
Valores e recompensas: