Artes/cultura
26/07/2011 às 09:03•4 min de leitura
Não é mais preciso dizer que os esmaltes já viraram acessórios e fazem parte do dia a dia das mulheres. Estar com as unhas em dia – lixadas, pintadas adequadamente e com as cutículas no lugar – é fundamental. Unhas bonitas são um ótimo cartão de visitas: mostram que a mulher sabe se cuidar e, acima de tudo, são um grande símbolo de feminilidade.
Quem nunca lascou ou bateu o esmalte antes de uma ocasião importante e teve que dar um jeitinho nas unhas de última hora? Pois é! Muitas vezes não temos uma manicure por perto quando mais precisamos. Ou, com a correria do dia a dia, não sobra tempo para dar um pulinho no salão e fazer as unhas como manda o protocolo.
Para evitar essas situações e impedir que seu esmalte lasque ou estrague antes da hora, é importante saber como fazê-lo durar mais. Um esmalte com alta duração poupa bastante tempo, esforço e dinheiro. As dicas são bastante simples; depois de conferi-las você verá que cuidar das suas mãos é mais fácil do que você imagina.
Lixando as unhas adequadamente
Tudo começa com a preparação das unhas. Elas devem estar bem lixadas antes da aplicação do esmalte. Mas o segredo do lixamento está no tipo de lixa que você vai usar – ela determinará a maneira como a unha deve ser trabalhada. Fizemos um artigo especial com os diferentes tipos de lixas de unhas, confira aqui as dicas para escolher o modelo certo para você.
Depois de escolhida a lixa, trabalhe as unhas com cuidado e delicadeza e invista em um bom acabamento. Assim você evita que elas descamem com muita facilidade. Muitas vezes, a descamação da unha acaba levando junto o esmalte e favorece o surgimento de pequenas lasquinhas.
Aposte nas unhas curtas e redondas
O comprimento das unhas é fundamental para o esmalte durar mais. Quanto mais curtas suas unhas, maior a duração do esmalte. Isso porque as unhas compridas são frágeis, lascam com mais facilidade e podem ficar presas acidentalmente nos tecidos. E unhas quebradas não combinam em nada com mãos bonitas! Uma dica preciosa para aquelas que usam o teclado diariamente é manter as unhas curtinhas – com o passar dos dias, o contato constante com o teclado tende a desgastar as pontinhas do esmalte.
Boa parte das mulheres prefere usar as unhas com as pontas quadradas. Elas ficam bonitas e combinam bastante com pessoas de dedos longos. Mas, ao mesmo tempo, diminuem a duração do esmalte. Por isso, prefira as unhas arredondadas. O formato evita quebras e dificilmente enrosca em roupas e tecidos, que tendem a levar um pedacinho do esmalte embora. As unhas redondas estarão em alta no próximo verão, aproveite a tendência e ainda preserve seu esmalte por mais tempo.
Polimento e nivelamento
Os cuidados com a superfície da unha também podem favorecer a duração do seu esmalte. Depois de lixar as pontas, use uma lixa polidora para nivelar todo o comprimento da unha. Esse procedimento deve retirar as imperfeições da superfície das unhas e, assim, aumentar a fixação do esmalte. Mas é importante lembrar que o polimento deve ser feito de maneira delicada e apenas uma vez por mês para não agredir a queratina das unhas.
Invista na base
Ainda na etapa de preparação das unhas, nunca se esqueça da base. Existem vários tipos no mercado – algumas com nutrientes, outras que favorecem o crescimento ou o fortalecimento das unhas – basta escolher o efeito que você deseja. Mas a principal função desse cosmético é auxiliar na fixação do esmalte. Além disso, a base vai evitar que suas unhas fiquem manchadas devido ao uso de esmaltes escuros que, em geral, contêm corantes amarelados.
Capriche no esmalte
Se você tem o hábito de fazer as unhas em casa, lembre-se de que é preciso ter alguns cuidados na hora de passar o esmalte. Em primeiro lugar, se você deseja que seu esmalte dure bastante tempo, escolha produtos de marcas conhecidas, assim é mais fácil ter certeza de que você está adquirindo um produto de qualidade. Isso não significa que os outros esmaltes não terão uma boa durabilidade, mas será preciso testá-los para saber.
Na hora de pintar, procure passar camadas finas. Muitas vezes o esmalte é aguado demais, fica com marcas do pincel ou não cobre a unha adequadamente. Nesses casos é preciso passar duas ou três camadas do produto. Se você já começar com uma camada muito grossa, ficará cada vez mais difícil passar as outras, demorará muito tempo para secar e isso aumenta as chances de você estragar toda sua manicure. Sem contar que um esmalte grosso solta da unha com mais facilidade e dura menos tempo.
Essa dica não vale apenas para a aplicação do esmalte, mas também para a base e o extrabrilho.
Extrabrilho Colorama.
Fonte: coloramaesmaltes.com.br
Abuse do extrabrilho
Extrabrilho ou verniz são produtos de coloração transparente ou levemente lilás que formam uma película protetora sobre o esmalte e ainda dão um brilho incrível às suas unhas. Basta uma camada para proteger a cor e ainda evitar lascas. Além de aplicar o produto logo depois de esmaltar as unhas, o extrabrilho pode ser usado a cada três dias para recuperar o brilho e deixar seu esmalte com cara de novo. Mesmo se você costuma fazer sua manicure no salão, tenha um extrabrilho à disposição e use sempre que achar que seu esmalte merece um brilho a mais.
Limpe os excessos com cuidado
Outra dica para quem faz as unhas em casa é dar bastante atenção à limpeza das sujeiras que ficam depois de esmaltar. Esses excessos devem ser tirados com bastante cuidado para que não sobre nada ou suas unhas vão parecer mal cuidadas.
Para que o esmalte dure mais tempo, tire os excessos da ponta das unhas, que é onde o esmalte começa a descascar. Use um palito envolto em algodão e embebido com uma pequena quantidade de removedor. Com o palito na vertical e seu dedo na horizontal, passe com cuidado para limpar a frente das unhas. Assim você remove possíveis sobras que facilitariam lascas no esmalte. Só tenha atenção para não retirar muito, senão suas unhas ficarão com a ponta branca.
Confira outras dicas preciosas para manter seu esmalte sempre bonito: