Ciência
02/07/2024 às 20:00•2 min de leituraAtualizado em 02/07/2024 às 20:00
O cock throwing, também conhecido como cock-shying ou "arremesso de galos" em tradução livre, foi um esporte sangrento amplamente praticado na Inglaterra até o final do século XVIII. Embora menos comum que as brigas de galo, essa prática cruel era popular entre todas as classes sociais, incluindo crianças e refletia uma época em que a violência contra animais era uma forma aceita de diversão.
Nesse jogo, um galo era amarrado a um poste e as pessoas se revezavam jogando coksteles (varas especiais pesadas) no pássaro até que ele morresse. Ele ocorria tradicionalmente na Terça-feira Gorda — a terça-feira de Carnaval —, também conhecida como Mardi Gras em francês, o dia anterior à Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de jejum e penitência na tradição cristã. Durante a terça-feira gorda, as pessoas costumavam participar de várias formas de celebrações e excessos antes do início da Quaresma, e o arremesso de galo era uma dessas formas de entretenimento.
Existiam diversas variantes do arremesso de galo, adaptadas para prolongar a crueldade ou aumentar a dificuldade do jogo:
A popularidade do cock throwing começou a diminuir no século XVIII, à medida que os valores sociais mudavam e a preocupação com o bem-estar animal aumentava. William Hogarth, em sua série de gravuras "The Four Stages of Cruelty" de 1751, retratou a prática como uma atividade bárbara, contribuindo para a mudança de atitude pública.
Josiah Tucker, em seu "Earnest and Affectionate Address to the Common People of England Concerning their Usual Recreations on Shrove Tuesday" de 1753, também denunciou o esporte como uma "diversão cruel e bárbara", destacando o sofrimento prolongado do animal. A partir de meados do século XVIII, magistrados começaram a impor multas e estatutos locais proibiram a prática em muitas áreas, marcando o início do fim dessa tradição.
Embora seja uma parte significativa da cultura e entretenimento inglês do passado, hoje o arremesso de galo é lembrado como um exemplo de crueldade e brutalidade. A evolução dos valores sociais e a crescente preocupação com o bem-estar animal finalmente levaram ao seu declínio e eventual extinção no início do século XIX.