Artes/cultura
17/09/2024 às 21:00•3 min de leituraAtualizado em 17/09/2024 às 21:00
O futsal brasileiro é repleto de ídolos que marcaram época e conquistaram corações nas quadras do mundo todo. Com dribles, gols e muita habilidade, esses craques eternizaram seus nomes na história do esporte.
Entre bicampeões mundiais e artilheiros imbatíveis, alguns jogadores se destacam como os maiores de todos os tempos vestindo a camisa da nossa seleção. Você sabe sobre quem estamos falando? Veja só a lista que nós separamos com os cinco maiores nomes do futsal brasileiro e suas contribuições inesquecíveis para o esporte!
Se você já ouviu falar em futsal, é bem provável que já tenha escutado sobre Falcão. Também conhecido como o "Pelé do Futsal", ele é amplamente considerado o maior jogador da história do esporte. Com dribles inacreditáveis e uma precisão cirúrgica na hora de finalizar, o ex-camisa 12 da seleção brasileira se tornou uma lenda.
Dono de quatro prêmios de melhor do mundo, Falcão foi bicampeão mundial em 2008 e 2012. Ele também é o maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal, com 48 gols. Seus 337 gols pela seleção solidificam sua posição como o maior goleador da equipe nacional. Um dos momentos mais icônicos da carreira de Falcão foi em 2012, quando superou uma paralisia facial para liderar o Brasil à vitória contra a Argentina, nas quartas de final do Mundial.
Antes de Falcão, outro nome brilhou intensamente nas quadras: Jackson. Considerado por muitos o melhor jogador de futsal dos anos 1980, Jackson foi peça-chave nas conquistas do Brasil nas primeiras Copas do Mundo de Futsal, em 1982 e 1985. Ele também foi eleito o melhor jogador das duas competições.
Apesar de toda sua genialidade, Jackson sempre foi humilde ao rejeitar o título de "melhor do mundo" da década. “O pessoal me deu esse título e eu não me considero pelo seguinte: o grupo de atletas das seleções e clubes que joguei eram sempre de primeira linha”, disse em entrevista ao Superesportes no passado.
Jorginho foi outro grande nome da história do futsal brasileiro. Em 1992, o pivô foi fundamental para a conquista do quarto título mundial do Brasil, no torneio realizado em Hong Kong. Na final, ele marcou dois dos quatro gols na vitória por 4 a 2 sobre os Estados Unidos.
Com um desempenho espetacular, Jorginho foi eleito o melhor jogador do mundo naquele ano. Mesmo vestindo a camisa 9 naquele mundial, ele ficou conhecido como "Jorginho 13" e seu legado ainda ecoa entre os fãs do esporte.
Lenísio certamente foi um dos maiores pivôs que o futsal brasileiro já viu. Conhecido por sua incrível finalização e habilidade técnica, o canhoto se destacou tanto no Brasil quanto na Espanha, onde também brilhou como artilheiro e melhor jogador.
Indicado por Falcão como um dos cinco melhores da história, Lenísio foi pentacampeão da Liga Nacional e artilheiro da competição em cinco ocasiões diferentes. Ele se aposentou em 2012, mas seu nome continua gravado entre os grandes ídolos da modalidade.
Antes de Falcão, Manoel Tobias dominava o cenário do futsal. Bicampeão mundial em 1992 e 1996, ele foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de Futsal em 1996 e 2000, sendo um dos grandes responsáveis pelas conquistas brasileiras.
Com 43 gols em Copas do Mundo, Manoel Tobias é o segundo maior artilheiro do torneio, ficando atrás apenas de Falcão. Além disso, ele é o maior goleador da Liga Futsal. Curiosamente, o craque também se aventurou no futebol de campo, jogando pelo Grêmio em 1996.