Conheça os tipos de peeling

09/06/2011 às 16:323 min de leitura

undefined

Com o fenômeno das compras coletivas em alta no país, surgiram muitos centros de estética oferecendo tratamentos dispendiosos por precinhos bem amigáveis. Isso acabou facilitando o acesso de um número maior de pessoas a uma vasta gama de procedimentos estéticos. Mas antes de sair comprando todas as ofertas que aparecem, é muito importante saber do que se trata.

Dentre as várias opções, uma delas é o peeling. Mas o que é peeling, afinal?

A palavra que dá nome ao procedimento vem do inglês e significa descamar, tirar a pele. Trata-se de um nome genérico para várias técnicas diferentes. Em geral, é um procedimento de descamação da pele em camadas para remover as células mortas. A partir dessa remoção o organismo promove o surgimento de células jovens e assim é possível eliminar ou amenizar manchas, rugas, cicatrizes, sulcos, acne, marcas de expressão e outras imperfeições da pele. Além do rosto, o peeling pode ser feito no pescoço, colo, braços e mãos.

As aplicações

Os peelings são divididos em três tipos de acordo com a profundidade da aplicação – superficial, moderado e profundo. Para cada tipo são usados produtos e modos de aplicações diferentes. Conheça alguns dos tipos mais comuns e saiba qual é mais indicado para o seu tipo de pele.

Superficial

Esse tipo de peeling atinge somente a camada mais externa da pele, a epiderme. Por isso, pode ser aplicado em qualquer tipo de pele, sem restrições. É indicado para pessoas que desejam eliminar manchas superficiais, amenizar pequenas rugas ou marcas de acne. Não exige preparação prévia do local a ser aplicado e, comparado aos outros tipos, gera pouco desconforto e é mais suave e indolor. O procedimento é rápido, aproximadamente 30 minutos. O local da aplicação pode apresentar vermelhidão, mas desaparece dentro de algumas horas, não exigindo repouso ou afastamento das atividades por causa do tratamento. A recuperação dura de três a sete dias e neste período a exposição solar deve ser evitada. O procedimento pode ser repetido a cada 15 dias.

Moderado

Aqui, as camadas atingidas são a epiderme e as papilas dérmicas, logo abaixo. Pode ser feito com ácidos ou laser, sendo que os que utilizam ácidos como base são contraindicados para gestantes ou lactantes e adolescentes sem acompanhamento médico. Já os procedimentos com laser não são os mais recomendados para pele morena ou negra, pois podem alterar a pigmentação da região – o melhor é fazer um teste antes de tentar o procedimento. É indicado para remover pequenas cicatrizes, rugas leves e manchas ou amenizar marcas de expressão. Exige preparação da pele de acordo com a técnica a ser utilizada. A aplicação leva em torno de uma hora. Os resultados são melhores, mas como a pele fica bastante avermelhada e pode descamar, é recomendado o afastamento durante a recuperação, que dura de sete a dez dias. O uso de protetor solar é obrigatório e o procedimento pode ser refeito em seis ou sete semanas.

Profundo

Os peelings profundos atuam até a derme reticular, que está acima da hipoderme. É indicado para tratar cicatrizes de acne e sulcos com profundidade e peles muito enrugadas. Ainda remove vários tipos de manchas. Precisa ser feito em uma clínica, com anestesia e monitoramento médico para garantir que as substâncias não vão cair na corrente sanguínea. Apesar de todos esses cuidados, os médicos afirmam que é um procedimento bastante seguro. A sessão pode levar até duas horas. A pele fica bastante avermelhada por três ou quatro dias e sofre descamação intensa. A recuperação total é semelhante à dos peelings moderados, de sete a dez dias, e deve ser feita em repouso com muito protetor solar. O tratamento pode ser repetido somente após oito semanas.

undefined

As técnicas

Para cada pele é indicada uma técnica diferente. Conheça os métodos mais comuns das aplicações de peeling para não errar na hora de escolher o que se adéqua melhor a você.

Peeling Mecânico – neste tratamento conhecido como microdermoabrasão é utilizada uma máquina que solta um jato com partículas semelhantes à areia, que contém pó de cristal ou diamante. O jato sai em alta velocidade e as partículas esfoliam a superfície da pele. Atua no nível da derme e é recomendado para dar mais brilho e suavidade à pele. A duração da sessão pode ser de até duas horas.

Peeling Químico – um abrasivo químico é aplicado na área desejada e quando retirado a pele apresenta uma redução significativa nas marcas e lesões. Entre os agentes quimicos mais usados estão o ácido retinóico, o ácido salicílico, o ácido tricloroacético – TCA e o fenol. Como os ácidos são um componente mais agressivo, depois do tratamento a pele pode apresentar vermelhidão semelhante a uma queimadura solar, que some durante a recuperação. A sessão dura em torno de 30 minutos.

Peeling de Laser de CO2 – técnica mais recente, bastante recomendada para amenizar marcas de expressão e linhas formadas ao redor dos lábios e dos olhos, além de remover manchas. Uma das vantagens desta técnica é a segurança – o equipamento permite pré-determinar a profundidade que os raios vão alcançar, apresentando menor risco de queimaduras e alteração da cor ou textura da pele. Não é indicado para pessoas com a pele oleosa. Uma sessão dura aproximadamente 40 minutos.

Peeling Ultrassônico – ajuda a remover as impurezas da pele, promover a limpeza nos tecidos e estimular a produção de colágeno. O princípio ativo do peeling é aplicado com um aparelho de ultrassom que reativa a circulação, deixando a pele mais macia e saudável.

undefined

Vale lembrar que esse tipo de tratamento estético deve ser sempre feito com o acompanhamento de um dermatologista. Ele vai examinar sua pele e indicar qual procedimento trará o melhor resultado. A escolha da clínica também é fundamental. Sempre se certifique de que os especialistas são capacitados e que a clínica dispõe de toda a estrutura necessária para executar as sessões de peeling.

Esses procedimentos são bastante indicados para o inverno, quando a exposição da pele à luz solar é menor. E nunca abra mão do uso do protetor solar, inclusive no inverno! Mesmo nos procedimentos mais superficiais, o protetor solar pode garantir melhores resultados por impedir qualquer agressão à pele que se encontra mais sensível após o tratamento.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: