Artes/cultura
24/08/2011 às 08:49•3 min de leitura
Todo verão pede um bom relaxamento. Praia, sol, areia e um bom coco para acompanhar o cenário é o sonho de férias para qualquer pessoa que passe oito horas no escritório, não é? Ainda assim, você não precisa esperar até o começo da estação mais quente do ano para aproveitar todo esse “sossego”. Muitos spas têm apresentado tendências que podem garantir toda aquela sensação gostosa do verão em qualquer estação do ano.
Se você está pensando em passar uma temporada fora do país ou então implantar ideias de tratamentos por aqui mesmo, vale a pena conhecer cinco tendências que andam em alta tanto nos Estados Unidos quanto na Europa. Alguns deles têm origens bastante antigas e usam da sabedoria da época para relaxar e até mesmo curar.
Thalassohidroterapia
“Thalassos” é a palavra grega para “mar”. A partir daí você já consegue dimensionar do que se trata este tipo de terapia. Os spas usam água do mar aquecida em piscinas equipadas com cadeiras próprias para o seu relaxamento e disponibilizam jatos d’água, cachoeiras e uma série de outras artificialidades para criar um clima bastante tranquilo.
Apesar de ainda não ser um tratamento muito difundido nos Estados Unidos, outros países como a França e a Espanha já usam e abusam da thalassohidroterapia. Ela é altamente recomendada para cuidar de dores musculares, dores nas articulações e até mesmo aliviar a artrite.
Se você estiver passando pelo México e quiser experimentar essa maravilha, não deixe de conhecer o spa Loma del Mar, em Ixtapa. Lá, a piscina foi projetada por especialistas espanhóis que tornaram esse tipo de terapia famoso em Ibiza e Malaga.
Salas de sal
Eis aqui uma verdadeira terapia alternativa adaptada para todos os tipos de spas e pessoas em busca de benefícios ao corpo. Muito se fala sobre os efeitos de respirar ares ligeiramente “salgados”, como a abertura das vias aéreas. Alguns médicos chegam a recomendar este tipo de tratamento para quem sofre de problemas como asma e outras complicações respiratórias.
Entretanto, respirar bem só traz benefícios e você nem precisa estar doente para recorrer a métodos assim. A oxigenação dos órgãos e músculos proporciona uma sensação de bem estar incrível. Além disso, as salas de sal fazem muito bem para a pele – especialmente para quem tem acne ou eczemas.
As primeiras salas de sal surgiram na Europa ocidental, em cavernas nas salinas bastante rústicas. Com o tempo, essas cavernas se transformaram em modernas salas que usam calibradores para fazer a infusão de sal e outros íons no ar, como é o caso do spa americano Aria, em Las Vegas.
Cama de pedras aquecidas
Outro atrativo do spa do hotel Aria, em Las Vegas, é uma terapia vinda diretamente do Japão. O ganbanyoku envolve nada mais do que camas feitas de pedras quentes para que você se deite, aproveite e relaxe cada segundo enquanto estiver lá. As pedras são extraídas da região japonesa de Kyushu e recebem polimento especial para ficarem extremamente lisas. Existe, também, um travesseiro feito de bambu para que você apoie a cabeça e se esqueça dos problemas.
Fonte: arialasvegas.com
Este tipo de terapia é indicado para quem está com os músculos cansados ou tensos e quer se livrar das dores. Além disso, o ganbanyoku é perfeito para acelerar o metabolismo e melhorar a circulação. Dessa forma, você ainda pode garantir uma “turbinada” na sua dieta. E enquanto o seu corpo recebe todos esses benefícios, por que não tirar a melhor soneca da sua vida?
Hammam
Os banhos marroquinos estão muito perto de se tornarem o mais novo clichê dos spas norteamericanos. Ainda assim, eles são os mais indicados para quem está pensando em conseguir um relaxamento profundo. Típico das regiões quentes como o Marrocos, Turquia, Egito e outros países do norte da África, o hammam começa com uma boa esfoliação feita com sais feita em uma mesa aquecida, seguida de banhos com diferentes temperaturas e vapor.
Tudo isso é seguido de massagens com óleos que com certeza vão garantir uma das experiências mais relaxantes da sua vida. Para experimentar um hammam, você pode ir até outro spa em Las Vegas, o Mandarin Oriental.
Banhos japoneses
O que poderia ser melhor do que um bom banho quente para quem acabou de chegar de viagem? Bem, um banho japonês pode resolver a maioria dos problemas de quem acaba de voltar para casa ou está em outro país. A ideia é ficar em na banheira cheia de uma infusão de gengibre para melhorar a sua circulação ou então substituir esse “chá” por saquê aquecido – o que segundo os japoneses é perfeito para “domar” o estresse.
Nova York tem um spa pensado apenas para esse tipo de tratamento. O Shibui Spa, no Greewich Hotel tem as banheiras mais relaxantes que você poderia encontrar no Ocidente e ainda pode tirar aquele cochilo tão merecido depois de horas.
Depois de tantos banhos e massagens, você começa a sentir que o verão pode durar o ano inteiro. Basta procurar os tratamentos certos para explorar o melhor do relaxamento.