Ciência
06/07/2012 às 12:37•1 min de leitura
Fonte: Divulgação/hollandandbarrett.com
Uma pele impecável – sem rugas, espinhas ou quaisquer sinais – é o desejo de muitos homens e mulheres. Para realizar esse sonho, algumas pessoas gastam fortunas e chegam até mesmo a aposta em produtos desenvolvidos a parte de fórmulas duvidosas.
Esse é o caso dos consumidores da Coreia do Sul e a grande novidade do mercado de cosméticos: cremes produzidos com visco de caracóis. Anunciados como a solução perfeita para a acne, os cremes produzidos com a secreção do molusco também possuem propriedades cicatrizantes, o que gerou um verdadeiro fenômeno entres os sul coreanos. E o sucesso dessa fórmula da beleza ideal é tão grande que virou tendência e já começa a chegar aos Estados Unidos.
O uso dos moluscos como cosméticos não são exatamente uma novidade. O Daily Mail aponta que os caracóis já eram utilizados em cremes produzidos na Europa há muitos anos. Seus benefícios para a beleza são reconhecidos desde a Grécia Antiga. Hipócrates – um dos nomes mais importantes para a Medicina –recomendava caracóis amassados para eliminar inflamações cutâneas, salienta o jornal inglês.
Mas o que fez com que esses moluscos saíssem dos jardins e fossem parar em frascos de cosméticos? Acredita-se a viscosidade natural do caracol é composta de um complexo de proteínas, ácidos glicólicos e elastina, que tem como principal objetivo proteger o molusco de lesões, de infecções e dos raios UV.