Ciência
01/03/2021 às 14:00•2 min de leitura
Através dos séculos, as cerimônias de casamento se destacam como um rito de passagem tradicional. Apesar de um aumento crescente de uniões livres sem nenhum tipo de intervenção por parte da igreja ou do estado, o ritual permanece no imaginário de muitas pessoas, como um sinal de dignidade, compromisso e fundação de uma família.
Como rito de passagem, as mudanças decorrentes da cerimônia de casamento não afetam apenas os dois envolvidos, mas a família inteira, pois o casal que assume perante à lei, e a Deus, o seu compromisso mútuo de amor, passa a constituir uma terceira instância, uma entidade autônoma e, pelo menos na teoria, independente.
Um casal que já está junto há mais de 24 anos, Rosalyn Ferrer e Rommel Basco sempre manifestam a vontade de ter uma cerimônia de casamento. Mas sua situação financeira extremamente precária não permite que eles sequer sonhem com isso. Agora, um cabeleireiro e um fotógrafo começaram a realizar o sonho de Rosalyn e Rommel.
Rosalyn Ferrer e Rommel Basco são dois filipinos na casa dos 50 anos que vivem nas ruas da província de Pampanga, junto com seus seis filhos. Eles trabalham como catadores de plástico descartado para vender como sucata. Recentemente, conseguiram abrigo em uma pequena cabana localizada em um terreno baldio.
Sem ter muitas vezes dinheiro para comprar comida, o assunto sobre casamento surge na casa Rosalyn e Rommel como um sonho inacessível. No entanto, um homem chamado Richard Strandz, que tem um salão de cabeleireiro próximo ao casebre do casal, se emocionou com a história dos dois e quis de certa forma ajudá-los.
Richard se juntou com alguns amigos e, no dia dos namorados (14 de fevereiro), prepararam um casamento-surpresa que incluiu uma repaginada no visual, roupas novas e uma sessão de fotos. Logicamente, quando o casal soube do presente, ficaram ambos absolutamente encantados.
Rosalyn e Rommel passearam pelas ruas da província com seu visual e suas roupas cerimoniais, posaram para fotos e cumprimentaram os conhecidos. A alegria foi tanta que Richard e seus amigos estão dispostos a bancar uma cerimônia oficial, com direito a igreja, papelada e festa, ainda neste ano.