Artes/cultura
05/05/2023 às 11:00•2 min de leitura
Viajar é uma prática cultural que pode ser realizada de várias formas. Há os que preferem sair em grupo ou em família, mas há também os que adoram viajar sozinhos.
Se este é o seu caso, este texto é especialmente para você. Trazemos cinco opções de viagens ideais para quem prefere circular sem companhia e, mesmo assim, curtir bons momentos!
(Fonte: Getty Images)
Muitos especialistas em viagens consideram Kyoto, que já foi capital do Japão, um ótimo destino para os viajantes solitários. Há muitos passeios tranquilos que podem ser feitos e que trazem uma vasta experiência cultural.
Dá para visitar os templos e santuários, apreciar um café, participar de uma cerimônia do chá ou simplesmente sentir a atmosfera da cidade. Outra atração interessante é dar um rolê em Gion, o famoso bairro das gueixas de Kyoto, que hoje trabalham nas tradicionais casas de chá e têm como principal função a preservação da cultura japonesa.
Além disso, as ruas de Kyoto são tranquilas tanto de dia quanto à noite. Esta é uma cidade acolhedora e com baixíssimo índice de criminalidade e, por isso, dá para apreciar bons momentos sozinho neste local.
(Fonte: Getty Images)
A Islândia é um lindo país com paisagens incríveis. Viajar para sua capital, Reykjavik, é garantia de escolher um destino para uma viagem sem estresse.
Há muita coisa para fazer por lá, mas uma das atrações mais especiais é tentar ver a aurora boreal, um fenômeno atmosférico em que o céu noturno ganha cores luminosas e parece realizar uma dança hipnotizante.
Outro passeio obrigatório é dar um mergulho em fontes termais, onde a água é naturalmente aquecida enquanto tudo ao redor está coberto de gelo. Para completar, a população da Islândia é muito amigável, o que torna uma viagem solitária muito mais agradável e prazerosa.
(Fonte: Getty Images)
Basel é uma cidade na Suíça nem sempre lembrada pelos destinos turísticos, o que é uma pena: é um lugar com arquitetura belíssima e uma cena cultural muito rica.
A cidade tem um centro medieval charmoso e fácil de circular. Durante o verão, ocorre por lá a famosa feira Art Basel, com exposições de arte moderna e clássica. No mesmo período, o local se enche de espetáculos. E tudo isso pode ser aproveitado enquanto se curte a própria solidão, numa boa.
(Fonte: Brendon Thorne/Getty Images)
Sydney é aquele tipo de cidade que realmente tem tudo. A programação vai das belas praias aos espetáculos da Sydney Opera House, e você ainda pode conhecer os famosos Royal Botanic Gardens e dar uma caminhada no Hyde Park. Há realmente muita coisa legal para se conhecer sozinho.
Outro atrativo tem a ver com a hospitalidade dos australianos. Eles são descontraídos, amigáveis e adoram conhecer os viajantes. Então, mesmo que você esteja sem ninguém, certamente vai conseguir trocar uma ideia com os locais enquanto saboreia as delícias culinárias ou bebe uma cerveja.
(Fonte: Getty Images)
Se a sua preferência é por destinos litorâneos, considere viajar para a costa caribenha da Costa Rica – mais especificamente, para a vibrante Puerto Viejo.
Esta é uma cidade de exuberantes florestas tropicais, praias paradisíacas e uma vida cultural efervescente. Se você viajar sozinho, vai conseguir aproveitar as caminhadas, o surfe ou mesmo fazer mergulhos com snorkel em Punta Uva Arrecife.
A comunidade local também é muito aberta aos visitantes. Você com certeza vai poder desfrutar da deliciosa culinária (com muito arroz com feijão e frutos do mar) e apreciar a arte presente nas ruas.