Como proteger você e sua família de quedas perigosas?

07/10/2024 às 12:002 min de leituraAtualizado em 07/10/2024 às 12:00

Muitas vezes negligenciadas, as quedas são hoje uma das principais causas de lesões graves em adultos com mais de 65 anos, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). A agência federal de saúde pública norte-americana estima que mais de um terço dos idosos que caíram relatou a necessidade de atendimento médico ou ficaram afastados de suas atividades diárias por pelo menos um dia.

Em uma entrevista recente publicada no site da Universidade de Syracuse, a professora de ciência do exercício Yaejin Moon, da Faculdade Falk de Esportes e Dinâmicas Humanas, falou sobre sua nova pesquisa, que propõe melhorar a mobilidade e reduzir lesões resultantes de quedas em pessoas com distúrbios neurológicos e em idosos.

Ainda em revisão para publicação na revista Scientific Reports, o estudo tem como objetivo entender e prevenir essas lesões, por meio da análise de vídeos de quedas reais, usando ferramentas de inteligência artificial.

Aprendendo a cair com segurança

Moon ensinou idosos a caírem com segurança em um colchonete. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Moon ensinou idosos a caírem com segurança em um colchonete. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Com base em depoimentos de pessoas com distúrbios de movimento, que diziam não ter medo de quedas porque sabem cair “com segurança”, Moon decidiu treinar alguns idosos com a técnica de dobrar o corpo e rolar, durante 30 minutos. 

Foi o bastante para que eles conseguissem reduzir a força dos impactos de suas quedas em 33%, caindo em um colchonete.

Mas, obter equilíbrio, força e flexibilidade para esse treinamento requer a prática regular de exercícios. Moon recomenda particularmente tai chi, ioga e treinamentos de força.

Como a pesquisa pode ajudar cuidadores a proteger seus clientes?

x. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
A principal recomendação é evitar as quedas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Conforme Moon, a principal abordagem é evitar que as quedas aconteçam. Como elas são o resultado de uma combinação de fatores ambientais, comportamentais e físicos, é fundamental criar um ambiente seguro para os atendidos. Isso inclui prender tapetes e carpetes com fita adesiva, colocar corrimãos em ambos os lados das escadas, e instalar barras de apoio em banheiros próximos a vasos sanitários e banheiras, diz a cinesióloga.

Outras providências para ajudar na prevenção de quedas são: deixar todas as áreas da casa sempre bem iluminadas, inclusive corredores e escadas; optar por calçados apropriados e empregar auxiliares de mobilidade, como bengalas e andadores, sempre que prescrito. 

Mas, se a queda efetivamente ocorrer, Moon sugere algumas técnicas de "pouso seguro" em seu artigo anterior, de 2017:

  1. Quedas para trás: coloque o queixo no peito para evitar bater a cabeça e role pelas costas com a queda.
  2. Quedas para a frente: use os braços e joelhos para amortecer a queda, e tente pousar de joelhos para distribuir o impacto e proteger o rosto e a cabeça.
  3. Quedas laterais: gire o corpo para pousar na parte de trás do corpo e role com a queda. Lembre-se de dobrar o queixo para proteger a cabeça.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: