Ciência
28/08/2014 às 07:21•1 min de leitura
Há cerca de quatro meses, comentamos aqui no Mega Curioso sobre a descoberta de um objeto estelar mais frio que o Polo Norte que foi nomeado pelos cientistas espaciais como WISE J085510.83-071442.5. A imagem que você vê em destaque é um conceito desse corpo celeste, que fica a 7,3 anos-luz da Terra, e foi criado por um artista para a NASA.
De acordo com os pesquisadores, essa não é só a mais fria anã marrom registrada, como também faz parte do quarto sistema estelar mais próximo ao nosso. Vale relembrar que o nome "anã marrom" foi cunhado porque a cor foi sugerida como sendo o meio termo entre as anãs vermelhas e as pretas.
Por isso, as anãs marrons são consideradas corpos celestes de baixa luminosidade que não conseguiram iniciar a fusão do hidrogênio em seu núcleo. Devido a essa baixa luminosidade, a sua temperatura varia entre -48 a -13 ° C.
Agora, os cientistas descobriram mais uma novidade sobre essa anã marrom: a de que ela abriga nuvens de água, sendo o primeiro objeto fora do sistema solar a conter esse aspecto. Nuvens desse tipo só foram detectadas anteriormente aqui mesmo na Terra, é claro, e em Marte.
Os cientistas revelaram que as nuvens encontradas por lá são de água congelada e enxofre. Jacqueline Faherty, a cientista que liderou a pesquisa na Carnegie Institution for Science, em Washington, disse que está obcecada com esse objeto desde a sua descoberta, que foi realizada pelo astrônomo Kevin Lehman, da Universidade Estadual da Pensilvânia.
Apesar de ser uma descoberta incrível, pois encontrar água fora do nosso sistema solar ainda é muito raro, os cientistas afirmam que ainda serão necessários mais estudos e novas observações.