Ciência
02/12/2024 às 15:00•4 min de leituraAtualizado em 02/12/2024 às 15:00
Não há dúvidas de que uma das principais curiosidades de muita gente envolve o corpo humano. Por conta disso, uma das áreas de estudo que desperta mais interesse é a da classificação dos biotipos corporais.
Entre as principais classificações, o ectomorfo é um dos três biotipos possíveis, ao lado de mesomorfo e endomorfo. Este biotipo, caracterizado por uma estrutura corporal magra e metabolismo acelerado, desperta curiosidade por suas peculiaridades e os vários desafios que representa para quem busca ganhar peso ou massa muscular.
Nas linhas a seguir, você vai conhecer as particularidades do corpo ectomorfo e descobrir quais estratégias alimentares são mais indicadas. Também vamos entender como ele pode alcançar seus objetivos físicos com planejamento adequado.
O termo ectomorfo foi introduzido na década de 1940 pelo psicólogo William Sheldon, que sugeriu que as características corporais humanas poderiam ser divididas em três grupos principais.
O ectomorfo é identificado como um biotipo de estrutura física esguia e leve, com traços que se destacam pela magreza – também pela dificuldade de acumular gordura ou massa muscular.
Vale mencionar, entretanto, que esse biotipo não está associado apenas à aparência, mas também a fatores como metabolismo acelerado e menor propensão a desenvolver volume muscular.
Embora seja comum que as pessoas apresentem características mistas entre os biotipos, os considerados ectomorfos puros são frequentemente reconhecidos por sua aparência.
O ectomorfo apresenta traços físicos marcantes que o diferenciam dos demais biotipos. Confira alguns dos principais a seguir:
Por conta do metabolismo acelerado, o ectomorfo precisa de uma alimentação rica em calorias e nutrientes. Nesse sentido, a estratégia alimentar é fundamental para aumentar o peso corporal, bem como sustentar o crescimento muscular.
Na sequência, vamos abordar alguns nutrientes indispensáveis para a dieta do ectomorfo:
Alimentos como arroz integral, aveia, batata-doce e quinoa são essenciais para fornecer energia e calorias de qualidade para o corpo de um ectomorfo.
O crescimento muscular depende de fontes de proteína, como frango, peixe, ovos, carne vermelha magra, tofu e leguminosas. Nesse sentido, esses alimentos são importantes para a dieta de um ectomorfo.
Para se manter saudável, vale a pena apostar em alimentos como abacate, azeite de oliva, nozes e castanhas. Eles são aliados para aumentar o aporte calórico, e tudo isso sem prejudicar a saúde.
Leite integral, queijos e iogurtes não só ajudam no ganho de peso, mas também fornecem cálcio e proteínas importantes para o metabolismo de um ectomorfo.
Apesar de o foco ser o ganho de peso, o ectomorfo também precisa manter a saúde geral com vitaminas e minerais presentes tanto nas frutas quanto nos vegetais.
Para manter a saúde, os ectomorfos não devem apenas inserir os alimentos mencionados acima em sua dieta. Além disso, é preciso seguir algumas estratégias importantes para a manutenção do metabolismo:
Aliás, é sempre importante lembrar que: adotar uma dieta balanceada e consistente é um dos passos mais importantes para atingir os objetivos de ganho de peso.
Para otimizar os resultados, o treinamento do ectomorfo deve priorizar a construção muscular com foco em exercícios compostos e alta intensidade.
Pensando nisso, confira a seguir quais são alguns dos exercícios mais indicados para os para ectomorfos:
Para quem deseja ganhar massa muscular, os treinos com peso estão entre as principais opções de atividade física.
Caso aposte neste caminho, priorize exercícios compostos, como agachamentos, levantamento terra, supino e remadas. Esses movimentos ativam diversos grupos musculares ao mesmo tempo, promovendo maior estímulo ao crescimento.
Se você é um ectomorfo, nada de ficar correndo na esteira por longos minutos. Afinal, atividades cardiovasculares intensas podem comprometer o ganho de peso, aumentando o gasto calórico.
Pensando nisso, opte por caminhadas ou cardio leve, apenas para manter a saúde cardiovascular em dia e priorizar atividades como as descritas acima.
Treine 3-5 vezes por semana, permitindo descanso adequado entre os treinos para otimizar a recuperação e o crescimento muscular.
Outra dica importante para os ectomorfos: aumente gradativamente a intensidade do treino. Caso siga por esse caminho, vai desafiar os músculos e estimular o crescimento constante.
Por fim, separamos mais algumas dicas e estratégias que podem ajudar um ectomorfo no ganho de massa muscular:
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus conhecidos nas redes sociais, e aproveite também para ler sobre como verificar a "idade real" do seu corpo.