Ciência
29/06/2019 às 11:00•2 min de leitura
Você provavelmente já deve ter reparado, se não pessoalmente, em algum filme ou alguma fotografia, que as águas do mar às vezes chegam à areia da praia com uma espuma proeminente, não é mesmo? Mas será que você sabe o que provoca o aparecimento dessa espuma bizarra?
A galera do Mother Nature Network publicou um artigo explicando como esse fenômeno acontece e, no final das contas, a justificativa é bastante simples. Primeiro, tenha em mente que a água do mar é composta por partículas de sal, proteínas, gordura, algas mortas e uma infinidade de outros materiais orgânicos.
Se você colocasse um pouco de água de mar em um copo e chacoalhasse bem o líquido, iria perceber a formação de um pouco de espuma. Com o mar em movimento constante é a mesma coisa, só que em proporções muito maiores.
O que você precisa saber é que a espuma do mar é basicamente causada quando há grande movimentação de ondas, geralmente produzida por ventos fortes.
Na maioria das vezes, não precisamos nos preocupar ao encontrar espuma na beira da praia, afinal ela é feita de material orgânico. O problema é que às vezes essa espuma traz consigo alguns brindes que você certamente não iria gostar de colocar em contato com a sua pele.
Como você não pode andar com um laboratório móvel por aí para verificar se a espuma é ou não é nojentinha, fique esperto: quando a espuma estiver perto de alguma região que conduz água poluída até a praia, nada de molhar os pezinhos. Além disso, se for uma região com grande proliferação de algas, melhor ficar longe e não arriscar desenvolver alguma irritação alérgica – pior ainda para quem tem algum problema respiratório, como a asma.
De acordo com Jennifer Skene, em declaração publicada no MNN, a formação dessa espuma é particularmente importante para lembrarmos que o oceano é repleto de substâncias orgânicas que desempenham um papel fundamental em todo o planeta.
Jennifer explicou também que esses materiais orgânicos representam a maior reserva de carbono do mundo, além de garantir o equilíbrio da cadeia marítima do planeta. Então da próxima vez que você presenciar a espuminha nas águas que molham seus pés na praia, lembre-se do papel fundamental que ela representa para o equilíbrio do planeta. Agora, se tiver rede de esgoto ou muita água por perto, corra para as colinas.
*Publicado em 9/12/2016