Artes/cultura
05/01/2017 às 10:00•1 min de leitura
Muita gente está falando que o mundo está se urbanizando mais rápido, com mais de metade da população vivendo em metrópoles e cidades. No entanto, você sabe quando surgiram essas cidades enormes que conhecemos hoje ao redor do mundo?
A origem da civilização como conhecemos é antiga, mas o crescimento foi bem acelerado: um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Yale examinou a forma como historiadores mediram o tamanho e a densidade das cidades – desde os agrupamentos mais antigos até as megalópoles de hoje – e acabaram descobrindo algumas coisas bem interessantes.
Uma das coisas bacanas foi que o grupo transcreveu e organizou a informação de estudos antigos e criou um dos formatos mais compreensíveis a respeito da urbanização mundial, que começou há mais de 6 mil anos.
Usando esses dados, Max Galka, da Metrocosm, montou um vídeo que mostra essa evolução das cidades em 3 minutos, compreendendo o período que começa em 3700 a.C. e vai até 2000 d.C. É possível ver o aparecimento das cidades como pontos que indicam quando surgiram os primeiros registros históricos e arqueológicos de população naquela região.
Vale apontar que as datas não correspondem necessariamente ao nascimento da cidade de fato – quanto mais recente for a metrópole, mais vermelho o ponto fica. Galka também incluiu informações interessantes a respeito do contexto do surgimento dos locais. É impressionante perceber o "boom" na criação de civilizações nos últimos séculos.
O documento oficial publicado pelos pesquisadores de Yale explicou o real significado desse trabalho. "Seja como uma resposta a catástrofes, entrega de suprimentos em caso de desastres, avaliando os impactos do homem na natureza ou estimando as populações vulneráveis ao redor do mundo, é essencial saber onde as pessoas e cidades estão distribuídas geograficamente", diz o relatório.
"Além disso, a habilidade de geolocalizar o tamanho e a localização das populações humanas ao longo do tempo nos ajuda a entender a evolução das características das espécies humanas, especialmente suas interações com o ambiente".