Artes/cultura
17/09/2013 às 04:55•2 min de leitura
Em um mundo globalizado em que a demanda de produtos importados é grande, não há como negar que fica difícil reconhecer e pronunciar o nome de algumas marcas. Depois de algum tempo e com a ajuda de anúncios publicitários, conseguimos nos familiarizar com o produto, mas algumas marcas continuam causando confusão.
Para brincar um pouco com essa ideia de que acabamos adaptando o nome da marca à fala local, o redator publicitário Gustavo Asth criou despretensiosamente um Tumblr em que posta logotipos de marcas estrangeiras redesenhados da maneira que as pessoas falam. O projeto – que foi batizado de #ComoFala – já alcançou a marca de 100 mil acessos de acordo com a notícia da revista Época.
Gustavo conta que a ideia veio de experiências no seu cotidiano: "Sempre achei curioso algumas pessoas falarem Êipou (Apple). Certa vez em um bar, ouvi o garçom dizer que só tinha Rêiniken", conta o publicitário.
Recebendo sugestões dos internautas e postando novos designs nas horas vagas, o objetivo do publicitário é simplesmente brincar com a maneira como acabamos chamando algumas marcas. Sem querer encontrar a “pronúncia correta” ou “ensinar a falar do jeito certo”, o Tumblr garante alguns momentos de diversão.
Abaixo selecionamos algumas das marcas que já ganharam sua versão no #ComoFala. Para conferir todos os logotipos, acesse o Tumblr do publicitário clicando aqui.
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala
Fonte da imagem: Reprodução/#ComoFala