Esportes
04/10/2012 às 10:20•2 min de leitura
(Fonte da imagem: Reprodução/mental_floss)
Hoje em dia, contamos com inúmeros procedimentos e opções para corrigir alguns defeitinhos e tornar a nossa aparência mais harmoniosa. Entretanto, no passado as pessoas não tinham acesso a tantas facilidades, lançando mão de engenhocas superbizarras para se livrar das imperfeições que as incomodavam.
O pessoal do site mental_floss reuniu várias dessas invenções malucas, e nós selecionamos algumas das mais interessantes para você. Confira:
(Fonte da imagem: Reprodução/mental_floss)
Mais parecido com um freio de cavalo do que com um produto estético, o aparelho acima, lançado nos anos 20, prometia corrigir os perfis sem a necessidade de recorrer aos dolorosos procedimentos cirúrgicos. Segundo o inventor M. Trilety, bastava usar o Trados Nose-Shaper — de preferência, bem escondido em casa — para uma rápida, permanente e indolor correção.
(Fonte da imagem: Reprodução/mental_floss)
Muita gente acredita que ter covinhas — aquelas marquinhas que aparecem nas bochechas de algumas pessoas quando elas sorriem — é algo bastante atraente, e Isabella Gilbert, a mulher que inventou o dispositivo da imagem, provavelmente passou boa parte de sua vida pensando em uma maneira de conseguir as suas. A criação de Isabella consistia em uma mola com duas curvaturas que serviam para pressionar o rosto e criar as covinhas.
(Fonte da imagem: Reprodução/mental_floss )
Lançada em 1933 pelo Dr. Joseph Brueck, a máscara eletrificada contava com uma pequena bateria e algumas bobinas que produziam calor para derreter as linhas de expressão e rugas. Mas se você sente claustrofobia só de olhar para o invento, não se preocupe. A máscara contava com pequenos orifícios para os olhos e um tubo pelo qual era possível respirar.
(Fonte da imagem: Reprodução/mental_floss)
Se você pensa que só as mulheres eram vaidosas antigamente — hoje em dia todos sabem que a vaidade não é exclusivamente feminina! —, veja a invenção acima, lançada em 1900. O Thermocap prometia estimular os folículos capilares dormentes e evitar a queda de cabelo através da aplicação de calor e do efeito de lâmpadas azuis.
(Fonte da imagem: Reprodução/mental_floss)
Talvez uma das geringonças mais malucas da lista seja o micrômetro da beleza, inventada por Maksymilian Faktorowicz — o mesmo criador da conhecida linha de cosméticos Max Factor — em 1932. O dispositivo servia para detectar as imperfeições presentes no rosto, que eram corrigidas através do uso de maquiagem. Menos drástico do que uma cirurgia, mas igualmente assustador de olhar!
Fonte: mental_floss