Ciência
06/07/2016 às 13:03•1 min de leitura
No dia 4 de julho, a sonda espacial Juno entrou na órbita de Júpiter e promete mandar imagens incríveis do maior planeta do Sistema Solar. Porém, quatro dias antes o telescópio Hubble conseguiu capturar uma imagem impressionante do titã espacial: uma brilhante aurora azul em um dos polos do planeta.
Através do telescópio Space Telescope Imaging Spectrograph, o Hubble obteve imagens em ultravioleta de luzes azuis piscando no céu de Júpiter. As auroras também acontecem aqui na Terra e se originam quando partículas altamente energizadas colidem com átomos de gás ao se aproximarem dos polos magnéticos de um planeta.
Em Júpiter, as auroras são gigantescas – maiores inclusive do que a própria Terra! Elas também são muito mais energéticas e nunca param. Ou seja, vamos torcer para Juno conseguir mais imagens desse espetáculo! Já o Hubble pretende estudar como os ventos solares influenciam as auroras, principalmente no planeta gigante. Na Terra, os melhores lugares para ver as auroras são a Finlândia, o Canadá, o Alasca, a Groenlândia, a Noruega e a Islândia.
Aurora em Júpiter é maior do que o planeta Terra