Ciência
24/04/2013 às 06:37•2 min de leitura
De repente a vida parece ser um filme de ficção científica, aquele remedinho que você tomou para a dor na tíbia faz surgir alguns sintomas estranhos e você se sente como o resultado de uma experiência (que não deu certo) de laboratório: sua pele começa a descamar, seus olhos lacrimejam sem pausa e seu xixi fica azul. O site Life’s Little Mysteries listou alguns efeitos colaterais absurdos. Veja quais são eles:
Fonte da imagem: Pixabay
Sim, isso é possível e um caso foi registrado há alguns anos, quando um homem de Singapura ficou horas retido na imigração dos EUA por não apresentar impressões digitais. Depois, ficou comprovado que o homem estava fazendo tratamento quimioterápico com base em uma droga conhecida como Xeloda. O fato é que esse tipo de medicamento causa descamação da pele e, eventualmente, as impressões digitais podem desaparecer nesse processo.
Fonte da imagem: Pixabay
Eis outro efeito colateral de alguns medicamentos, especialmente os calmantes e os remédios para dormir. Em casos de falta de memória, é sempre bom procurar um médico.
Fonte da imagem: Pixabay
Você já ouviu falar de anosmia? Pois é assim que a Medicina chama a falta parcial ou total da sensibilidade olfativa. Essa característica é tida como efeito colateral de alguns medicamentos que tratam da hepatite, leucemia e esclerose múltipla.
Fonte da imagem: Pixabay
Parece que o tratamento para a síndrome das pernas inquietas pode acarretar em um aumento significativo pelo desejo de fazer apostas e sexo.
Fonte da imagem: Pixabay
O Zolpidem, remédio que ajuda àqueles com problemas de sono, parece fazer com que alguns pacientes sintam uma fome além do normal à noite. E por fome à noite você pode entender que indivíduos já foram flagrados cozinhando e comendo enquanto dormiam. Sim, isso mesmo. Trata-se de uma forma diferente e esfomeada de sonambulismo.
Fonte da imagem: Pixabay
Aparentemente o medicamento Mefloquina, usado no tratamento da malária, é responsável por casos de alucinações e problemas de origem psiquiátrica.
Fonte da imagem: Pixabay
A cor azul é raramente produzida pela natureza, então é de se espantar muito que algumas pessoas possam fazer xixi azul. Remédios como antidepressivos, analgésicos e anestésicos podem fazer com que a sua urina fique dessa cor, já que a cor do xixi pode vir da cor de algum desses comprimidos.