Ciência
29/02/2016 às 09:57•2 min de leitura
Ainda que seja importante cuidar da saúde por meio da alimentação, da prática regular de atividades físicas e de hábitos de vida saudáveis, não podemos deixar nossa saúde mental de lado. Felizmente, cuidar do corpo é uma boa forma de cuidar da mente também, e o Daily Mail reuniu algumas medidas que podem reduzir em até 60% as chances de que uma pessoa desenvolva demência.
“O risco de demência aumenta com a idade, e quanto mais as pessoas viverem por mais tempo, o número de indivíduos desenvolvendo demência vai crescer. Você nunca é jovem demais para dar alguns passos simples para melhorar tanto a sua saúde mental quanto a física enquanto envelhece e, com esperança, reduzir seu risco de demência e outras doenças”, disse Mark Drakeford, do Centro de Saúde e Serviço Social do País de Gales. A seguir, veja o que você pode fazer para ter menos chances de ter algum tipo de demência no futuro:
Tanto social quanto fisicamente falando, é importante que você se mexa.
Visitar o médico de vez em quando e pedir para fazer alguns exames tá permitido, sabia?
Não deixe que tudo na sua vida se transforme em rotina. Viaje mais, converse mais com pessoas diferentes, mude o caminho de volta para casa, escute músicas novas, ganhe um Oscar.
Ou pare de fumar, caso você já tenha esse hábito que só faz mal à saúde. A gente sabe que não é fácil, mas vale lembrar que a primeira semana é a mais complicada – depois as coisas vão ficando mais tranquilas.
Álcool deve ser sempre consumido com moderação e só de vez em quando. Se você bebe mais do que uma vez por semana, tá na hora de repensar isso aí.
Não significa que você precisa ser uma pessoa extremamente magra, mas sim que deve manter um peso regular e, principalmente, se manter dentro dos limites saudáveis para o SEU corpo. Como? Com a ajuda de um médico endocrinologista e de um nutricionista, profissionais capazes de dizer o que é melhor para cada paciente.
O que você faz para cuidar bem da sua saúde? Comente no Fórum do Mega Curioso