Artes/cultura
21/01/2017 às 10:00•1 min de leitura
No vídeo acima, você pode conferir cada etapa do elaborado processo de manufatura das cordas de um violão, desde a fase de testes do fio de aço niquelado que vai se tornar o núcleo da corda, o que inclui inspeções com um microscópio que amplia a imagem em cem vezes, a mensuração da espessura do fio com um micrômetro digital e testes de tensão e torção para saber o quanto o material consegue ser esticado e torcido, respectivamente, antes de partir.
Depois, vemos como as bolinhas que vão em uma das pontas das cordas são selecionadas, para que tenham sempre o mesmo tamanho, e de que forma são afixadas. Em seguida, um trabalhador encaixa o fio de bronze que cobrirá a corda para que ela produza tons mais graves, e uma máquina com uma série de sensores eletrônicos enrola o fio ao mesmo tempo em que verifica se não há folgas entre cada volta.
Há também cordas com o núcleo feito de nylon, e que seguem basicamente os mesmos processos de produção que as de aço niquelado, mas o fio que envolve a parte externa das feitas de nylon é produzido a partir de cobre banhado com prata. Elas então são separadas por tom e enviadas para o final da linha de produção, onde funcionários as enrolam e empacotam em embalagens plásticas individuais.
De lá elas seguem para as lojas, onde você pode escolher sua marca favorita, levar para casa e tirar um som. Bacana, não é?