Ciência
12/02/2016 às 06:46•2 min de leitura
Em 2012, a tragédia marítima mais famosa da história da humanidade completou um século. Foi nesse mesmo ano que Clive Palmer, um empresário australiano, iniciou um projeto para dar vida ao Titanic II, uma réplica perfeita do navio que naufragou em 1912. O lançamento original foi adiado e o enorme navio deve ficar pronto para realizar a primeira viagem em 2018.
A nova embarcação é, sem dúvida, uma réplica muito fiel ao Titanic original, mas deve contar com melhorias devido aos avanços tecnológicos. A diferença mais notável é com relação aos procedimentos de evacuação, pois, enquanto o navio de 1912 possuía botes salva-vidas com capacidade para 1.178 pessoas e tinha 2.223 passageiros, no projeto atual esses números se invertem, sendo 2.700 lugares para 2.435 passageiros.
James McDonald, diretor de marketing da Blue Star Line, empresa responsável pelo projeto, ressalta as diferenças entre o original e a réplica. “O novo Titanic com certeza terá procedimentos de evacuação modernos, navegação e sistemas de radar digitais, e tudo o que você pode esperar de uma embarcação do século 21”.
Segundo informações do site Bored Panda, a viagem inaugural do Titanic II deve partir de Jiangsu, no leste da China, com destino a Dubai, nos Emirados Árabes. Confira algumas fotos da versão original (preto e branco) e do projeto da réplica do navio a seguir.
Foi projetado para parecer um café de rua de Paris e era reservado para passageiros da primeira classe.
Destinada a um tempo de relaxamento para os homens, foi projetada com base nos clubes de cavalheiros de Londres.
Confira mais imagens do projeto Titanic II no vídeo a seguir:
Para você, o que mais contribuiu para que o Titanic virasse a maior tragédia da navegação mundial? Opine no Fórum do Mega Curioso