Esportes
25/11/2011 às 07:04•1 min de leitura
Já existem diversos estudos comprovando os benefícios que a uva e o vinho trazem à saúde devido aos polifenóis contidos neles. Agora, além de proteger o coração e contribuir para a prevenção de alguns tipos de cânceres, os polifenóis (flavonóides) também podem proteger a pele da ação maléfica dos raios ultravioletas, de acordo com uma pesquisa realizada na Espanha.
Segundo o estudo, feito por cientistas da Universidade de Barcelona, as uvas contêm substâncias que reduzem os danos celulares e protegem as células da radiação do sol, evitando o envelhecimento precoce e doenças como o câncer de pele.
A ação antioxidante desse alimento é capaz de diminuir a formação de radicais livres em células da epiderme humana que tenham sido expostos a ondas longas (UVA) e ondas médias (UVB) de radiação ultravioleta.
As substâncias mais benéficas para esse fim são encontradas principalmente na casca e nas sementes da uva. Além de indicar o consumo da uva e seus derivados, os cientistas estão incentivando o uso desses alimentos em protetores solares.