Ciência
16/01/2013 às 14:31•1 min de leitura
Crédito: Shutterstock
Se você é daquelas que gosta de experimentar novos sabores, a pitaya é a fruta ideal para consumir nesse verão. Além de saborosa, acredita-se que a opção exótica reserve uma série de benefícios para a saúde.
Embora a fruta seja originária da América do Sul, o jornal The Daily Mail aponta que ela está sendo cultivada na Tailândia, Sri Lanka, Bangladesh e Filipinas. Rica em nutrientes, a pitaya entra para o ranking das superfrutas ao lado do açaí e da romã, que foram eleitos no ano passado.
Com um sabor inusitado, que é descrito como uma mistura de kiwi e pêra, a fruta do dragão – como também é conhecida – tem uma poupa macia e sementes pretas comestíveis. Além de ser uma fonte de vitamina C, acredita-se que a pitaya ajude a diminuir o colesterol e seja rica em antioxidantes que trabalham para a saúde na pele. Já as sementes contêm altas taxas de ômega-3 e a casca carrega grandes quantidades de magnésio e cálcio.
Outro benefício que vem sendo relacionado com a fruta é o poder de regular os níveis de açúcar no sangue. Na Tailândia, os médicos têm prescrevido a pitaya para pacientes com diabetes, informa o jornal britânico.
Infelizmente, ainda não existem estudos que comprovem a ação da pitaya nas taxas de colesterol e açúcar. Mas isso não impede que você saboreie a fruta que promete estar em alta nesse verão.