Ciência
04/04/2013 às 13:56•1 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Cientistas do Reino Unido acabam de anunciar uma novidade que pode ser a nova arma contra a obesidade. A notícia em questão, divulgada no site da BBC, é a produção de um microchip “inteligente” que poderia controlar o apetite através de sinais elétricos e químicos enviados ao cérebro. Essa seria uma alternativa mais eficaz para a perda de peso sem a necessidade de cirurgias de grande porte, como a bariátrica.
Os pesquisadores da Imperial College, de Londres, Chris Toumazou e Stephen Bloom anunciaram que os testes em animais estão prestes a começar, enquanto os testes em humanos estão previstos para daqui a três anos.
Leia também:
Para o funcionamento, o chip seria ligado ao nervo vago, que fica na cavidade peritoneal (membrana que reveste o abdômen), que desempenha um papel importante no apetite, assim como em outras funções do organismo (respiração, batimentos cardíacos, secreção de ácidos do sistema digestivo e contração do intestino).
Segundo os especialistas que desenvolveram o chip, o item teria a capacidade de avisar o cérebro para reduzir a vontade ou parar de comer, sendo um "modulador inteligente implantável" de apenas alguns milímetros de diâmetro.
O projeto acaba de receber mais de sete milhões de euros em financiamento do Conselho Europeu de Pesquisa. Um dispositivo semelhante projetado pela mesma equipe já foi desenvolvido para reduzir as crises epilépticas, que também era ligado ao nervo vago.