Ciência
16/04/2013 às 06:35•2 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Para amenizar a chegada da chamada “Monday blues” (depressão da segunda-feira), muitas pessoas recorrem, mesmo que inconscientemente, a uma refeição ou guloseima que as deixem mais reconfortadas já no dia anterior. Este fato foi revelado em uma pesquisa recente divulgada no Daily Mail.
Segundo o estudo, quase metade de um grupo pesquisado (48%) encontra refúgio em comidas gostosas no domingo à noite, sendo esse o pior período para quem está de dieta. Os participantes da pesquisa disseram que eram mais propensos a consumir guloseimas, como batata frita ou bolo, entre as 19 e 22 horas de domingo. Um grupo menor (29%) afirmou que caem mais em tentação no horário que vai das 15 às 17 horas do mesmo dia.
Leia também:
No entanto, a segunda-feira também guarda suas armadilhas para a dieta, sendo que esse foi o dia da semana em que as pessoas ficam mais propensas a atacar alimentos com alto teor de gordura e açúcar. De acordo com o levantamento feito com 750 pessoas, a maioria se rende às delícias após o jantar. Seria essa uma forma de compensação?
De acordo com o estudo, esses fatores estão sim relacionados com o trabalho, sendo ainda que 65% dos entrevistados afirmaram que recorrem às guloseimas quando têm um dia ruim no escritório.
Lee Smith, diretor da marca Forza de suplementos dietéticos, que encomendou o estudo, disse: "Esses horários são um pesadelo para quem está de dieta. É o momento em que você está especialmente vulnerável e a única coisa que pode parar os seus desejos é um cadeado na despensa".
Os entrevistados também foram questionados em que refeição eles eram mais propensos a comer em excesso. A primeira escolha foi o jantar, citado por 65% das pessoas, seguido pela ceia (22%), almoço (16%) e café da manhã (apenas 3%).
Os especialistas em dieta afirmam que um dos fatores chave para o aumento da ingestão de guloseimas é o humor. Por exemplo, se a segunda-feira não representar stress para uma pessoa, é possível que o horário crítico da noite de domingo não afete tanto a alimentação dela.