Artes/cultura
09/05/2013 às 10:24•1 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Uma das dietas de emagrecimento mais balanceadas e saudáveis, a mediterrânea, é excelente para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue com eficácia comprovada já há algum tempo. Agora, um estudo mostrou que esse efeito pode acontecer mesmo que não haja perda de peso, o que é uma ótima notícia para quem deseja apenas baixar as taxas desse mal que pode levar às doenças cardíacas.
A pesquisa, apresentada em um congresso da Associação Americana do Coração e divulgado no The Huffington Post, mostra que o consumo dos alimentos da dieta mediterrânea, que inclui cereais integrais, peixes, azeite de oliva e quantidades moderadas de vinho, está relacionado à baixos níveis de colesterol LDL, mesmo se não houver perda de peso alcançada.
Leia também:
O estudo foi realizado com 19 homens, entre as idades de 24 e 62, os quais tinham síndrome metabólica. A síndrome metabólica é uma doença cardíaca conhecida e fator de risco de diabetes, e abrange um conjunto de condições, incluindo a hipertensão, açúcar elevado no sangue, índice de massa corporal e colesterol alto.
Para fazer as avaliações, os pesquisadores deixaram os participantes seguir uma dieta padrão americana, com o consumo de muita carne vermelha, açúcar, carboidratos e gordura, por cinco semanas.
Feito isso, os homens pesquisados passaram então a fazer a dieta mediterrânea por outras cinco semanas seguintes. Após esse período, todos os homens passaram por uma dieta de perda de peso por 20 semanas e, em seguida, voltaram para a mediterrânea por mais cinco semanas.
Os resultados mostraram que mesmo os homens que não perderam peso durante o estudo tiveram os níveis de colesterol reduzidos em 9%. Os pesquisadores afirmam que ainda são necessários mais estudos, porém a dieta mediterrânea já tem se mostrado de grande eficácia para a saúde com o consumo de muitas verduras, carboidratos integrais, pescados, frutas frescas e secas, azeite de oliva e vinho com moderação.