Esportes
02/05/2013 às 07:19•1 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Para os russos, os chineses e os ingleses, o consumo de chá – mais do que um hábito saudável – faz parte da cultura local. Além de degustar bebidas saborosas, aqueles que consomem chá com frequência cuidam da sua saúde e previnem uma série de doenças.
Uma pesquisa recentemente divulgada no jornal The Daily Mail aponta que beber três xícaras de chá por dia pode estabilizar a pressão arterial e, assim, diminuir os riscos de doenças cardiovasculares. De acordo com os especialistas, os benefícios estão nos flavonoides – substâncias antioxidantes naturalmente presentes no chá.
Leia também:
“Já existem muitas evidências de que o chá traz benefícios para a saúde do coração, mas esta descoberta é importante porque aponta uma relação entre o chá e fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Provamos, pela primeira vez, que o consumo de chá preto pode diminuir as variações da pressão arterial durante a noite”, explica Jonathan Hodgson, professor da University of Western Australia.
Crédito: Thinkstock
Os testes foram realizados com 111 voluntários de ambos os sexos que foram divididos em dois grupos. Um deles consumiu 3 xícaras de chá preto por dia e o outro ingeriu a mesma quantidade de uma bebida com cafeína, mas livre de flavonoides. Após seis meses, os pesquisadores compararam os resultados das medições periódicas e notaram que, desde o primeiro dia, a pressão arterial dos voluntários que haviam bebido chá diminuía em 10% durante a noite.
Diariamente, 350 infartos ou outros problemas no coração causados pela pressão alta podem ser evitados na Inglaterra. Por outro lado, um levantamento realizado na semana anterior comprovou que o chá é a bebida favorita dos britânicos. Todos os dias, os súditos da Rainha consomem 166 milhões de xícaras de chá.
Por enquanto, a pesquisa sondou apenas os efeitos do chá preto para a saúde do coração. Resta aguardar para ver se eles revelam os benefícios que outros tipos de chá podem trazer para o nosso organismo.