Esportes
24/05/2013 às 14:33•1 min de leitura
Crédito: Shutterstock
Uma recente pesquisa realizada no Reino Unido revelou que uma em cada dez adolescentes britânicas tem algum distúrbio alimentar. A pesquisa pode ter sido feita do outro lado do Atlântico, mas serve de alerta também para as famílias brasileiras, que devem prestar atenção na mudança de comportamento alimentar dos filhos e até no que eles acessam na internet, pois atualmente existem sites que incentivam tanto a anorexia quanto a bulimia.
De acordo com o estudo, realizado pelo Instituto de Saúde Infantil da University College, em Londres, houve um aumento de 13% nos casos de transtornos alimentares entre os adolescentes nos países britânicos entre 2003 e 2009. Isso porque, durante a adolescência, a pressão para se encaixar em padrões e ser perfeito se torna ainda mais intensa, levando à esses comportamentos.
Leia também:
As maiores taxas de novos casos estão entre meninas de 15 a 19 anos e meninos com idade entre dez e 14 anos. A incidência mais recorrente é de anorexia e bulimia, doenças as quais as vítimas param de comer ou provocam o vômito depois de ingerir algo para não ser absorvido pelo organismo. Além desses males, houve um aumento significativo em outros transtornos alimentares, incluindo a compulsão alimentar.
Dra. Nadia Micali, uma das pesquisadoras, disse: "O número de pessoas afetadas por distúrbios alimentares são grandes. É uma mistura de genes e meio em que se vive, natureza e educação, mas a realidade é que ainda não sabemos o suficiente sobre o que causa os transtornos alimentares”.