Artes/cultura
13/05/2013 às 15:26•1 min de leitura
Crédito: Shutterstock
Você conhece a yacon? Apesar de ser chamado de batata, esse tubérculo é somente parecido visualmente com a batata-doce e, no sabor, lembra mais o de uma fruta suculenta, como a pera. Nativa da região dos Andes no Peru, a yacon também é comum na Colômbia, Equador e Bolívia, sendo que atualmente também está sendo cultivada no interior de São Paulo.
Esse alimento é considerado funcional pelo seu valor nutritivo e pelos ótimos benefícios à saúde que o seu consumo traz, que têm sido comprovados em pesquisas, como em uma realizada pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp em 2012.
Leia também:
Uma das vantagens da yacon é que ela contém um tipo de açúcar — chamado fruto-oligossacarídeos (FOS) — que não é absorvido pelo nosso organismo, sendo ótima para os diabéticos consumirem e para quem tem hipoglicemia.
Além disso, o tubérculo também tem propriedades diuréticas, que podem ser bem aproveitadas por quem tem problemas nos rins e na bexiga. A batata yacon também é rica em prebióticos, que são ingredientes nutricionais dos carboidratos similares aos probióticos dos laticínios, sendo importantes para estimular o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Essas substâncias auxiliam no trato gastrointestinal, melhorando a digestão e aumentando a imunidade.
A yacon ainda é bem menos calórica que a batata comum, a mandioca e o cará, sendo uma boa opção para quem está de dieta também por conter uma fibra alimentar solúvel chamada inulina, que aumenta a sensação de saciedade, reduzindo a absorção de açúcar e gordura no intestino.
O ideal é que esse alimento seja consumido cru como uma fruta comum, podendo ainda ser adicionado ralado em saladas e como complemento de sucos.