Ciência
07/11/2012 às 11:18•1 min de leitura
Que tal umas fatias de sashimi para o jantar? Crédito: Thinkstock
Desfrutar de sushis e sashimis pode ser bom não apenas para o paladar, mas também para a saúde. Um time de pesquisadores do mundo todo descobriu que comer duas porções de peixes gordurosos por semana pode afastar o risco da ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). Assim, vale consumir sardinha, arenque, atum fresco e o salmão.
É importante destacar que, segundo os especialistas, substituir o peixe gorduroso por suplementos feitos com seu óleo não possui o mesmo efeito positivo do que consumir a versão tradicional do alimento. Os benefícios são possíveis graças a presença de ácidos graxos ômega 3 que esses animais possuem.
Para mapear as vantagens da substância, os pesquisadores analisaram 38 estudos que envolviam aproximadamente 800 mil pessoas de 15 países, conforme divulgou o Huffington Post na última semana. Os dados levavam em consideração o consumo de peixes ricos em ômega 3.
Durante a análise, houve registro de 34.817 acidentes vasculares cerebrais entre os participantes. Com base nesse dado e ajustando os fatores de risco, os especialistas identificaram que os participantes que consomem de duas a quatro porções de peixes gordurosos por semana possuem um risco 6% menor de passarem pelo problema.
Em contrapartida, os suplementos feitos com óleo de peixe não tiveram o mesmo efeito benéfico para o organismo.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o alimento faz sucesso entre os pesquisadores. Os pratos ricos em ômega 3 já foram associados com a redução na ocorrência de doenças cardíacas. Não é à toa que a Food Standards Agency recomenda o consumo de pelo menos duas porções de 140 g de salmão, sardinha ou atum fresco por semana. Assim, vale a pena se render a uma generosa fatia de sashimi.