Estilo de vida
17/02/2019 às 08:00•2 min de leitura
Como você sabe, os japoneses são mestres em inventar modas malucas, como a de lamber olhos, a de ter dentes tortos de propósito ou, ainda, o de usar barbas feitas de feijão. E essa criatividade toda, como você pode imaginar, também se estende ao vestuário.
Tanto que as ruas do Japão foram — e ainda são — palco do surgimento de estilos e sub estilos pra lá de estranhos que foram adotados por diversas “tribos” urbanas. E olha que não estamos falando de cosplays! Então, caro leitor, que tal conhecer sete modas bizarras que certamente atrairiam mais de um olhar espantado nas ruas aqui do Brasil? Confira:
Também grafado como “dekora”, as seguidoras deste estilo usam e abusam de acessórios infantis supercoloridos. Mas, assim como ocorre com outras vertentes, esta aqui também tem uma variante, como é o caso do dark decora, cujos penduricalhos e badulaques dispensam as cores e são, em sua maioria, apenas pretos.
Basicamente, as Lolitas saem às ruas vestidas completamente de bonecas, incluindo vestidos inspirados no estilo rococó, perucas com cachinhos e mutos laços. E existem diversas variantes curiosas, como as góticas, as punks, as country, as “guro” — que parecem bonecas-cadáver —, as meigas, as “wa”, que vestem quimonos etc.
Você já deve ter visto várias seguidoras desta moda. As adeptas do estilo kogal perambulam pelas ruas com uniformes escolares, mas existem algumas regras: os cabelos devem ser louros, as meias precisam ser largas e ficar arrugadas nos tornozelos e as saias devem ser bem curtinhas. E, neste caso, também existe uma versão masculina, na qual os meninos podem desfilar com as madeixas descoloridas e vestindo roupas de escola.
Inspirados no visual extravagante das bandas de punk e rock, os seguidores do estilo visual kei circulam usando roupas cobertas de fivelas, correntes e outros acessórios ostensivos, além de capricharem na maquiagem e nos penteados superelaborados.
Também conhecido como “Yamamba” — que, na verdade, é o nome de uma bruxa do Japão —, este estilo se tornou particularmente conhecido em 2004. Ele se caracterizava por adeptos que tinham a pele superbronzeada, cabelos ou perucas multicoloridos, lábios pintados de branco, maquiagem em tons pastel nas pálpebras e abaixo dos olhos, além de pequenos adesivos metálicos colados no rosto. Claro, isso sem falar das roupas e acessórios exagerados!
Esta moda se tornou “démodé” no início de 2001, mas, mesmo assim, merece um lugar nesta lista. O pessoal adepto do estilo Ganguro, além de se submeter a sessões de bronzeamento artificial, costumava usar bastante maquiagem para escurecer ainda mais o tom da pele, que era ainda mais destacado com sombras brancas nos olhos e na boca. Além disso, muitos ganguros também usavam roupas espalhafatosas, sapatos plataforma e cabelos descoloridos.
Mais um estilo que saiu de moda, os seguidos do Kigurumin perambulavam pelas ruas vestindo fantasias de animais — normalmente personagens de desenhos ou games —, e carregando bolsas e mochilas de bichinhos, além de usar uma maquiagem inspirada nas ganguros.
***
E você, leitor, o que achou dos modelitos? Você já conhecia algum dos estilos que mostramos acima? Conhece alguém que foi — ou é — adepto de um deles? Em sua opinião, qual é o mais bizarro? Não deixe de contar para a gente nos comentários!