Artes/cultura
19/06/2017 às 15:00•2 min de leitura
Praticamente toda banda de rock que fez sucesso nos anos 60 e 70 tinha uma legião de fãs que a seguiam para todos os cantos do mundo. Essas mulheres – e até adolescentes – acabavam se envolvendo com os músicos de todas as formas possíveis, principalmente de maneira sexual. Algumas, entretanto, concretizaram o sonho de se casar com seus ídolos, mas a maioria delas fez sucesso apenas pela idolatria.
As groupies, como eram conhecidas, inclusive influenciavam os bastidores dos grupos, interferindo nas músicas e até servindo de inspiração para algumas letras. O rock deve muito a essas mulheres, que ajudaram e atrapalharam seus ídolos praticamente com a mesma intensidade. Confira algumas das mais famosas:
Essa é uma das mais famosas groupies de todos os tempos, tanto que sua história inspirou o filme “Quase Famosos”, de 2000. Ela teve casos com Mick Jagger, Jimmy Page, Keith Moon, Jim Morrison e muitos outros. Pamela, que está prestes a completar 70 anos, escreveu dois livros de memórias contando sua vida atrás de bandas de rock.
Pamela Des Barres e Alice Cooper
Sable foi uma das maiores representantes da geração “baby groupies”, ou seja, meninas na faixa dos 12 aos 15 anos que seguiam os ídolos da música. O cantor Iggy Pop chegou a citá-la na canção “Look Away”, alegando ter dormido com Sable quando ela tinha apenas 13 anos.
Sable Starr e Stiv Bators
A garota tinha apenas 14 anos quando assumiu namoro com o guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin, que tinha o dobro de sua idade na época. O relacionamento dos dois foi um escândalo, mesmo com Lori afirmando que perdera a virgindade com David Bowie quando era ainda mais nova. Ela foi introduzida no mundo das groupies por Sable Starr.
Jimmy Page e Lori Maddox
Mais conhecida como Cynthia Plaster Caster, esta groupie fez fama no mundo do rock por conta de uma lenda: diziam que, além de dormir com os astros da música, ela fazia moldes em gesso dos pênis desses artistas! Ela tinha 18 anos quando começou a se envolver com famosos do calibre de Jimi Hendrix e Jon Langford.
Cynthia Plaster Caster
Nancy seguiu bandas como New York Dolls e Ramones em shows ao redor do mundo, até que começou a namorar Sid Vicious, do Sex Pistols. O relacionamento de ambos foi bastante conturbado, tanto que ele foi apontado como o assassino de Nancy em outubro de 1978. Até hoje a história é confusa: Sid chegou a ser preso, tentou se matar na cadeia e foi solto após pagar fiança. Ele morreu de overdose poucos meses depois.
Nancy Spungen e Sid Vicious
A mãe da atriz Liv Tyler conta que o pai da garota, o vocalista Steven Tyler, do Aerosmith, não foi seu único amor no rock: ela se envolveu com Elvis Costello, Rod Stewart, Stiv Bators, George Harrison, entre outros.
Bebe Buell e Stiv Bators
A groupie teve um intenso caso com Brian Jones, um dos fundadores dos Rolling Stones, até que trocou o músico por Keith Richards, seu companheiro de banda. Jones entrou em depressão e se afundou nas drogas, até ser expulso do grupo depois de 1 ano. Anita e Keith acabaram se casando. Frequentemente, ela dava pitacos nos álbuns dos Rolling Stones, sendo considerada até uma integrante não oficial da banda.
Anita Pallenberg e Keith Richards: os dois tiveram 3 filhos juntos
Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!