Ciência
09/06/2011 às 13:37•1 min de leitura
Fonte: perraultarchitecte.com
Se você está arrumando as malas para ir à Madri (Espanha), não se esqueça de incluir um novo passeio em seu roteiro. Recentemente inaugurado, o novo Parque Arganzuela não pode ficar de fora da viagem.
O projeto é do arquiteto francês Dominique Perrault e oferece enorme área verde, uma passarela com mais de 250 metros de comprimento que atravessa o local, além da vista para o rio Mazanares.
O ponto turístico nasceu da revitalização da região, que começou em 2004, com a transformação da via expressa M30 em um túnel. Com a remoção da grande avenida, onde circulavam pelo menos 200 mil veículos diariamente, a área ficou livre para a criação de um novo espaço.
Para definir o projeto, a prefeitura realizou um concurso de arquitetura e urbanismo, mas nem por isso o vencedor teve a honra de ver a sua ideia colocada em prática. Perrault assumiu o desafio criando a passarela, que é um gigante tubo cilíndrico feito de metal estrategicamente construído entre as pontes de Praga e Toledo, que já existiam no local.
Fonte: perraultarchitecte.comTanto pedestres quanto ciclistas podem usufruir da estrutura, que também é o portão de entrada do parque.
Os tubos não se encontram no centro do local, pois a direção de ambos é levemente deslocada uma da outra. O desvio foi uma forma de solucionar a topografia irregular da região. Ao apreciar a vista da estrutura, a impressão é que a passarela flutua no ar, já que ela se apoia em suportes de aço que ficam nas extremidades.
Na área verde, foram plantados mais de 10 mil árvores, 122 mil arbustos e 45 mil metros quadrados de plantas de pequeno porte.
E não é só durante o dia que o lugar encanta. A iluminação noturna dá um charme especial para esse cartão postal de Madri.
Não deixe de visitar: marque esse ponto no mapa e aproveite a viagem.