Estilo de vida
21/12/2016 às 14:09•1 min de leitura
Conforme você viu na animação acima, embora a camisinha seja o método mais popular de evitar a transmissão do HIV — vírus da Aids —, existem outras formas eficazes de se prevenir, como a realização regular de exames de HIV e o uso da profilaxia pós-exposição (PEP), tratamento indicado para evitar que o vírus infecte o organismo.
Entretanto, é muito importante que essa opção só seja usada nos casos em que a pessoa não usou a camisinha ou se feriu com algum objeto perfurocortante, como agulhas e seringas. A PEP deve ser utilizada em até 72 horas após a exposição, e o tratamento é feito com medicamentos e tem duração de 28 dias.
Ademais, ao descobrir que são portadores do vírus da Aids, os pacientes devem iniciar o tratamento o quanto antes, já que ao tomar os medicamentos eles evitam adoecer e diminuem as chances de transmissão para outras pessoas.
Mas, reforçando o que falamos anteriormente, o mais importante mesmo é que as pessoas se previnam sempre. E, se elas descobrirem ser portadoras do vírus do HIV, que iniciem o tratamento para, assim, tentar levar uma vida normal. Para saber mais, não deixe de visitar o portal www.aids.gov.br
* A produção deste publieditorial foi patrocinada pelo Ministério da Saúde.