Artes/cultura
02/07/2013 às 05:27•1 min de leitura
Regularmente, você lava o seu cabelo com shampoo e, se for o caso, ainda completa o tratamento com uma dose de condicionador. Mas você já parou para se perguntar se esse ritual de higiene é realmente necessário?
Originalmente, sabe-se que as pessoas usavam sabonetes em barra para lavar o corpo e os cabelos. O shampoo, da maneira que conhecemos hoje, começou a ser produzido somente no final de 1900. Com a evolução da indústria, atualmente os produtos contêm uma série de substâncias estranhas ao corpo que servem para retirar a oleosidade, cujo principal objetivo é manter os fios limpos e protegidos de maneira natural.
Existe um segredinho que a indústria de cosméticos deixou de contar para você. Acredita-se que, quando usamos shampoos tradicionais para lavar os cabelos, na verdade, estamos retirando a oleosidade natural que deveria proteger os fios e o couro cabeludo. Ainda, muitos shampoos contêm substâncias químicas com efeito detergente que danificam os cabelos.
Esse processo resulta em um ciclo: lavamos os cabelos e retiramos a oleosidade, o corpo percebe que ficou desprotegido e produz ainda mais oleosidade, assim, usamos mais e mais produtos para resolver o problema e nos tornamos dependentes do shampoo e outros cosméticos.
O resultado disso é que acabamos gastando dinheiro com itens que trazem danos aos fios, deixando os cabelos ressecados, desbotados e cheios de frizz. Como consequência, acabamos investindo ainda mais em novos produtos para tentar reverter os danos causados.
Fonte da imagem: iStock
A resposta para essa pergunta é muito semelhante à questão sobre a frequência com que devemos lavar os cabelos. Manter bons hábitos de higiene é fundamental, mas é preciso saber se os produtos utilizados e a rotina de lavagem dos cabelos não estão trazendo mais danos do que benefícios. Na dúvida, observe os sinais do seu corpo e sempre consulte um especialista.