Estilo de vida
27/07/2016 às 04:10•3 min de leitura
Junto com os casacos, as botas e os gorros, outro item que também sai do armário das mulheres no inverno é o perfume feminino para enfrentar o frio e a seca intensos. Estes velhos conhecidos da temporada vão deixar o corpo fresco e com um odor bem diferente das estações mais quentes do ano, experimentando um toque de intensidade e ousadia para se perfumar.
A perfumaria pode ser um dos destaques do visual de inverno se a mulher souber escolher muito bem a fragrância, pois os perfumes do verão, como os cítricos, os frutados e os florais, ficam praticamente imperceptíveis ao olfato no inverno.
Isso acontece porque os poros da pele geralmente estão contraídos, protegendo o organismo das baixas temperaturas e do ressecamento, e o produto acaba evaporando mais lentamente, fazendo com que as notas de base permaneçam por mais tempo, embora a fragrância não tenha sido desenvolvida para tamanha fixação. É por este motivo que errar no perfume durante o inverno também faz com que muita gente exale odores “vencidos”, desagradáveis para a maioria dos narizes.
Arriscar na decisão do perfume é uma das vantagens do inverno, pois, como os poros estão fechados, as fragrâncias são menos absorvidas pela pele, destacando as notas de saída e de coração, ou seja, aquelas de curta e média duração. Além disso, a maioria dos odores é pouco solúvel, garantindo que o cheiro possa ser sentido mesmo embaixo das inúmeras camadas de roupas que as mulheres colocam, mas sem ficar forte demais, causando irritações.
Assim como o ciclo da moda, os produtos de beleza como os perfumes femininos também têm os lançamentos, os clássicos e os queridinhos da temporada, de diversas marcas e preços. Neste ano, as 5 tendências em fragrâncias que estão na pele das mulheres são:
A essência preferida do sexo masculino também pode ser encontrada nos perfumes para elas, conferindo um odor marcante e intenso para a personalidade feminina.
Nesta estação, madeiras como o cedro e a caxemira estão em alta, pois são, respectivamente, doce e quente, ideais para ocasiões em que é necessário discrição, mas, com um toque extra, podem chamar muita atenção nas oportunidades propícias, como um encontro ou uma festa. Eles podem vir misturados às fragrâncias florais e especiarias como o açafrão e a noz moscada.
Afragrância é uma das mais clássicas para as mulheres no inverno, pois é aveludada e quente, combinando muito bem com o clima frio. Compostos por elementos sensuais, como almíscar, baunilha e âmbar, os hits da temporada levam também um toque de flores, como peônias ou violetas e frutas suaves, como o pêssego e a lichia.
Por serem extremamente marcantes e de longa duração, esse é o tipo de essência que deve ser evitado no dia a dia, ficando reservada para os momentos especiais.
Diferentemente do verão, os perfumes florais do inverno são baseados em flores brancas. Assim, saem do frasco as rosas vermelhas e entram as fragrâncias compostas por orquídeas, nérolis, gardênias e jasmins. Oponentes, esses cheiros podem ser mesclados ao couro, ao âmbar e também à mirra.
Como são elementos com métodos de extração complexos, os valores desses perfumes femininos são mais altos e encontrá-los disponíveis nas prateleiras não é uma tarefa fácil; assim, as mulheres acabam preferindo usá-los de vez em quando, conservando-os, muitas vezes, como hit por mais de uma temporada.
O auge dos anos 90 retorna suavizado em 2016. Esses cheiros que dão vontade de comer estão mais leves e adocicados para a pele feminina nesta temporada.
O caramelo, por exemplo, se encontra com a bergamota, com as frutas vermelhas e até mesmo com a família dos orientais, com elementos como o almíscar, e algumas especiarias, como a pimenta rosa e a canela. A combinação torna o perfume feminino bastante pesado, e, por este motivo, eles ficam mais confortáveis se forem usados pelas mulheres à noite.
Os chipres, baseados em aromas como musgo, patchouli e bergamota, podem vir junto com os aromáticos, de lavanda, alecrim e tomilho, com notas cítricas e apimentadas.
Apesar de ter um ar masculino, os perfumes chipres são suaves e acompanham uma importante tendência: a extinção dos gêneros no universo fashion. Com eles, as mulheres e os homens podem exalar os mesmos odores, que vão bem com ambos os sexos em qualquer momento da vida.
Via assessoria