Ciência
21/02/2013 às 10:48•2 min de leitura
Você já parou para imaginar como serão os veículos daqui a 25 anos? Será que eles manterão as mesmas linhas dos automóveis atuais ou você acredita que existirão meios de transporte completamente diferentes dos que existem hoje em dia? Segundo o site gizmag, na semana passada foram anunciados os vencedores de um concurso de design ocorrido em Nova York, no qual os participantes tinham que criar modelos futuristas para o ano 2040.
Além disso, os modelos conceituais deveriam ser otimizados para serem impressos através de uma impressora 3D MakerBot Replicator 2. Dos 151 participantes, apenas seis projetos foram selecionados — e impressos. O primeiro e o segundo colocados ganharam impressoras 3D como prêmio. Confira os projetos:
Fonte da imagem: Reprodução/gizmag
De autoria de Marcos, do México, o LB1 é um veículo voador para um único tripulante com contornos arredondados para minimizar a resistência com o vento e facilitar a realização de manobras.
Fonte da imagem: Reprodução/gizmag
Também batizado de “Gunnar”, o projeto acima, assinado por Brian T. Acton, dos EUA, é uma motocicleta equipada com um jato. O veículo conta com peças internas produzidas com uma impressora 3D, painel de proteção dianteiro de alumínio e carbono, e é capaz de alcançar velocidades comparadas às de uma aeronave.
Fonte da imagem: Reprodução/gizmag
Mais um conceito mexicano — desta vez de autoria de Luis Cordoba —, o Firanse R3 foi projetado totalmente com peças feitas com material reciclável, produzidas através de uma impressora 3D. Além disso, o modelo conta com duas partes independentes, sendo uma delas para os controles principais, bancos e baterias, e a outra para o sistema de direção, suspensão, freios e rodas modulares que contam com motores.
O melhor é que, como o veículo é feito com peças impressas com material reciclável, cada vez que alguma delas der problema, basta transformá-la novamente no material original e imprimir a peça outra vez.
Fonte da imagem: Reprodução/gizmag
Assinado por Matthew Gueller, o Personal Hot Rod é um veículo para um único passageiro baseado nas tradicionais motos Hot Rods norte-americanas, só que mais estável e resistente.
Fonte da imagem: Reprodução/gizmag
Projetado pelo canadense Gaberiel Ortin, o 2040 Direct Drive é um veículo elétrico com um sistema de controle eletrônico que comanda o freio, o acelerador e a direção. Além disso, ele conta com bancos rotativos para conferir ao motorista uma melhor visibilidade durante as manobras.
Este conceito sim envolve diversos elementos totalmente futuristas! Projetado por um alemão, o Alpha é uma espaçonave com escapamento triplo e aerofólios movida à fusão a frio, que conta com um sistema circular de propulsão — que não foi inventado ainda — chamado cMPD, de “impulso magnetoplasmadinâmico”. Segundo o designer, o tal sistema provocaria a aceleração de átomos de hidrogênio de forma eficiente até quase alcançar a velocidade da luz.