Estilo de vida
13/10/2015 às 09:58•2 min de leitura
A Austrália é mundialmente conhecida como um lugar de bichos assustadores. No Mega Curioso, já mostramos alguns exemplos aqui e aqui. Por lá, é sempre bom dar uma conferida antes de usar a privada e é importante fechar muito bem todas as janelas.
Para ajudar, a história da fauna australiana também não é a das mais “amigáveis”. Diversos animais gigantes já existiram por lá, mas os exemplos abaixo foram extintos entre 10 mil e 40 mil anos atrás. Ainda bem, não é mesmo?
Confira 6 animais gigantes e extintos da fauna australiana:
O maior lagarto que já habitou a Terra, com exceção dos dinossauros, foi o megalania. Ele podia atingir até 7 metros de comprimento e pesar até 600 kg! Para piorar sua “fama”, esse monstrengo ainda era venenoso!
Essa ave de 2 metros de altura e 230 kg era muito rápida para o seu tamanho. Além de botar ovos de 1,5 kg, o genyorni vivia em grandes bandos, alimentando-se, inclusive, de algumas espécies de mamíferos.
Com mais de 3 toneladas, esse ancestral do vombate podia atingir 3 metros de altura. O diprotodonte tinha dentes e garras poderosas, mas, felizmente, era vegetariano.
Com garras de coala, nariz de anta e língua de girafa, os palorchestes eram marsupiais, ou seja, possuíam uma bolsa para carregar suas crias – assim como seus “parentes” australianos mais famosos, os cangurus.
Com 2 metros de altura e 250 kg, este “canguruzão” gostava de comer folha. Mas não se deixe enganar por sua aparência fofinha: os machos eram bastante violentos entre si. Inúmeros vestígios mostram que a maioria deles tinha várias costelas quebradas por causa das lutas que travavam.
Uma mistura de leão com marsupial, o thylacoleo era uma máquina carnívora! Mesmo com 100 kg, ele era capaz de correr, pular e escalar. Além disso, tinha a mordida mais forte de todos os marsupiais que já existiram.
***
E aí, achavam que a Austrália não guardava mais nenhuma surpresa? Qual desses “monstrinhos” vocês teriam mais medo de encontrar em seu caminho?