Artes/cultura
04/07/2013 às 05:15•1 min de leitura
O patinho Buttercup nasceu em novembro do ano passado em um laboratório de biologia de uma escola dos Estados Unidos com uma deficiência: seu pé esquerdo estava virado para trás, o que impedia que ele andasse como os outros patos e causava muita dor ao pobre bichinho.
Buttercup foi então adotado por Mike Garey, do instituto Feathered Angels Waterfowl Sanctuary, especializado no cuidado de aves. Mike foi quem percebeu que alguma coisa deveria ser feita para ajudar o animal e que ele não sobreviveria muito tempo com o pé manco.
Mesmo com todo o cuidado do instituto, Buttercup se cortava e provocava infecções no seu pé esquerdo. Em fevereiro, o membro foi amputado, e Mike começou a procurar soluções para substituir o pé de Buttercup.
Foi assim que Mike entrou em contato com a companhia de impressão em 3D NovaCopy, que aceitou oferecer seus serviços para ajudar o patinho a andar novamente. Usando imagens do pé esquerdo da irmã de Buttercup, chamada Minnie, a empresa criou um novo pé para o pato aleijadinho.
Como o material plástico utilizado em impressoras 3D é muito rígido, a NovaCopy imprimiu primeiro um molde para que o modelo seja reconstruído com base em silicone, o que deve facilitar a movimentação do patinho.
Buttercup ainda aguarda a chegada do modelo final do seu novo pé esquerdo, o que deve acontecer dentro das próximas duas semanas. Você pode acompanhar a história do patinho e conferir o final feliz deste conto através da página “Buttercup Gets a New High Tech Foot” no Facebook.