Estilo de vida
07/10/2013 às 12:52•2 min de leitura
Ao desbravar a floresta tropical do Suriname, cientistas americanos encontraram diferentes animais que fazem parte de um grupo de cerca de 60 novas espécies localizadas na região.
Em uma entrevista telefônica, Trond Larsen e a organização Conservation International revelaram que catalogaram os animais e estudaram as águas da região durante uma expedição de três semanas na floresta amazônica que cobre o sudoeste do Suriname, próximo à fronteira com o Brasil.
Os pesquisadores também explicaram que a parte mais alta do Rio Palumeu – onde se concentrou a pesquisa – é uma das florestas mais remotas e inexploradas pelo homem.
Entre as criaturas descobertas pelos ecologistas está uma perereca com cor de chocolate e um sapo venenoso que libera uma substância usada pelos moradores locais para caçar. “Considerando o número de sapos que está diminuindo e desaparecendo ao redor do mundo, é muito animador descobrir novas espécies”, explicou Larsen.
Os pesquisadores também encontraram um novo tipo de peixe-tetra colorido, um bagre com pigmentação diferenciada e mais nove espécies de peixes após rastrear as águas do Suriname. Entre os insetos, um besouro minúsculo, com 2,3 milímetros, que apresenta uma coloração avermelhada pode ser um dos menores já encontrados na América do Sul.
A equipe contou com o apoio de 30 indígenas para poder entrar na mata e explorar a floresta. Ao todo, os cientistas catalogaram 1,378 espécies que variam entre plantas, pássaros, mamíferos, insetos, peixes e anfíbios. Confira alguns deles na galeria abaixo:
Fonte da imagem: Reprodução/National Post
Assim como outros anfíbios, essa espécie da família Hypsiboas possui uma pele semipermeável que faz com que as mudanças climáticas sejam sentidas com mais facilidade.
Fonte da imagem: Reprodução/National Post
Tudo indica que o pequeno besouro é uma espécie ainda não catalogada. O formato especial de suas antenas faz com que seu olfato seja mais apurado.
Fonte da imagem: Reprodução/National Post
Os ecologistas ainda precisam se certificar através de novos estudos, mas acreditam que essa seja uma nova espécie do peixe.
Fonte da imagem: Reprodução/National Post
A coloração diferenciada encontrada no dorso desse sapo venenoso faz com que os cientistas acreditem que se trata de uma nova espécie.
Fonte da imagem: Reprodução/National Post
Membro da família das esperanças, o inseto encontrado no Suriname ainda não possui descrição. Acredita-se que suas pernas longas e cheias de espinhos sirvam para afastar possíveis predadores.
Fonte da imagem: Reprodução/National Post
Diferentemente do besouro minúsculo que também foi descoberto na região, essa espécie inédita foi encontrada na água.
Fonte da imagem: Reprodução/National Post
Membro da família Hylidae, esse provavelmente é mais um dos anfíbios recém-descobertos pelos cientistas.