Ciência
02/01/2014 às 11:10•1 min de leitura
Lhamas são animais curiosos por si só – todo mundo ama, mas tem muita gente que sabe pouco a respeito da vida desses bichinhos que gostam de cuspir muito e que volta e meia mordem os testículos uns dos outros. Pois é. Os machos da espécie têm esse costume bizarro mesmo.
Não se trata de briga por território ou canibalismo – nada disso! O assunto aqui é acasalamento, e quando um senhor lhama está interessado em uma lhama da vizinhança, ele é capaz de fazer de tudo para ficar com ela, e isso inclui morder – e arrancar – os testículos de qualquer outro espertinho que queira atrapalhar o namoro.
Só para você ter uma ideia, conforme vão ficando adultos, os machos desenvolvem seis dentes usados somente nas batalhas por acasalamento – as fêmeas também apresentam esses dentes, mas apenas quando estão mais velhas e sem a intenção de usá-los em brigas.
Fonte da imagem: Reprodução/startimes
Esse comportamento agressivo é típico desses animais, que são conhecidos por atacar mesmo quando são castrados ou quando não têm motivos. Há relatos, inclusive, de ataques feitos em pessoas, com registros de mortes.
Muitos criadores de lhamas extraem esses seis dentes de briga para evitar maiores problemas. Há até quem utilize esses animais para proteger criações de ovelhas contra predadores como coiotes e cachorros, afinal – outra curiosidade –, lhamas protegem ovelhas como se fossem seus próprios filhos.
E aí, você já sabia disso tudo? Melhor tomar cuidado redobrado quando encontrar um desses bichinhos por aí e, se ele cuspir em você, fique feliz: poderia ter sido bem pior.